Cabo Verde assina protocolo com Instituto Europeu de Estudos Superiores para consolidar Programa Nacional da Leitura

Inicio | Cooperação
Cabo Verde assina protocolo com Instituto Europeu de Estudos Superiores para consolidar Programa Nacional da Leitura
19/03/24 - 09:43 pm

Cidade da Praia, 19 Mar (Inforpress) – O Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e o Ministério da Educação, assinou hoje um protocolo com o Instituto Europeu de Estudos Superiores – Portugal, para consolidar o Programa Nacional da Leitura.

O documento foi assinado na cerimónia de abertura da IV edição do Festival Literário Morabeza Festa do Livro de Cabo Verde, que até sexta-feira, 22, reúne na cidade da Praia, escritores, ilustradores e cientistas do domínio literário de várias gerações de escritores para a promoção do livro e da leitura.

Da parte do Governo de Cabo Verde, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, salientou que o Plano Nacional de Leitura foi prioridade desde o primeiro momento do mandato, no sentido de consciencializar a sociedade cabo-verdiana a fazer com que a leitura seja algo centro e natural.

“Este momento é simbólico pela força que este acordo nos dá ao Ministério da Educação, ao Ministério da Cultura e pela pedagogia que passa à sociedade cabo-verdiana. A leitura é importante, o livro é importante, mas a sistemática e a ciência por detrás dessa sistemática é tão importante quanto a vontade e a motivação que nós temos de implementar este plano”, sustentou.

Da parte do Instituto Europeu de Estados Superiores – Portugal, Enrique Vásquez-Justo disse que a sua instituição encara esse protocolo como uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento da sociedade cabo-verdiana.
 
“É um desafio e uma grande responsabilidade que assumimos com todas nossas forças. Participar num plano de leitura é muito mais do que aquilo que pode aparecer. A leitura é algo muito importante no desenvolvimento das pessoas e no desenvolvimento da nossa sociedade”, disse.
 
O protocolo que tem a vigência de cinco anos prevê o desenvolvimento de programas conjuntos visando a afirmação e a consolidação do Plano de Leitura de Cabo Verde através da implementação dos respectivos programas. 
 
Prevê ainda o apoio à criação de documentos, projectos, acções e actividades no domínio da formação da leitura e escrita criativa, a colaboração na implementação de plano de formação destinado a docentes, alunos e técnicos das bibliotecas, mediadores de leitura, directores das escolas e responsáveis de serviços educativos e culturais.  
 
O fomento de intercâmbios e trocas de experiências entre docentes, técnicos de bibliotecas, mediadores de leitura, bem como o auxílio na publicação de livros infanto-juvenis no âmbito dos prémios literários são outras acções previstas no âmbito do protocolo hoje assinado. 

MJB/JMV
Inforpress/fim

Partilhar