Sal Rei, 23 Set (Inforpress) – A ilha da Boa Vista acolhe, de 22 a 27 de Setembro, a "Semana da Morna 2025", evento cultural que, este ano, homenageia o músico que também foi combatente da Liberdade da Pátria e ex-governante, Herculano Vieira.
A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal em parceria com a Associação dos Músicos da Boavista, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, Instituto do Património Cultural e Projeto Baxom, visa preservar e valorizar o género musical, classificado como Património Imaterial da Humanidade.
Sob o lema “Valoriza nós Morna”, o evento reconhece o contributo musical de Herculano Vieira, natural da Boa Vista, que também teve um papel activo na política de Cabo Verde, como combatente da Liberdade da Pátria, ministro dos Transportes e Comunicações, ministro-Adjunto do primeiro-ministro, deputado nacional e embaixador de Cabo Verde em Portugal, país onde residiu e veio a falecer no passado mês de Junho.
A programação da "Semana da Morna 2025", que se estende por vários pontos da ilha, inclui actividades para diferentes faixas etárias e públicos.
Além da abertura com o “Bem Canta Morna”, com microfone aberto para a comunidade no Centro de Artes e Cultura (CAC), e do “Morna Cantada e Contada”, realizada hoje com a comunidade idosa de Fundo das Figueiras, estão previstas outras actividades para o dia 24 de Setembro, como “Morna na Escola”, na escola do Rabil as 10:30, e o “Palco Maria Barba” anima a Povoação Velha às 19:00 horas.
No dia 25 de Setembro a tradição da “Serenata” terá lugar a partir das 17:00, no dia 26, o CAC acolhe uma exposição sobre a morna e uma conversa aberta com especialistas, e o encerramento, que será o ponto alto da celebração, está programado para o dia 27, na Praia Diante com o Festival de Mornas.
Segundo a organização, a Semana da Morna 2025 reforça o papel da ilha na preservação de um dos maiores símbolos da identidade cultural de Cabo Verde.
MGL/HF
Inforpress/Fim
Partilhar