Cidade da Praia, 23 Set (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, saudou hoje a decisão dos diferentes Estados europeus, mais a Austrália, Canadá e Nova Zelândia, que esta terça-feira declararam o seu reconhecimento ao Estado da Palestina.
“É uma via para a resolução definitiva deste conflito e é também o respeito por todas as decisões que as Nações Unidas têm tomado desde a década de 40 do século passado”, afirmou o Chefe de Estado.
Para o Presidente da República, Cabo Verde está do lado dos países que já reconheceram o Estado da Palestina.
“Queremos trabalhar para afastar os extremismos, promover o diálogo, fazer tudo para que haja negociações, solução negociada dos conflitos, para poder haver paz, para poder haver respeito aos direitos, às liberdades do povo palestiniano e assim poder haver desenvolvimento”, frisou Neves.
O Chefe de Estado fez estas considerações em conferência de imprensa, ao ser abordado sobre a posição do País em relação à Palestina, cujo Estado é reconhecido por Cabo Verde desde 1988.
Lembrou que Cabo Verde sempre defendeu o multilateralismo, o respeito pela Carta das Nações Unidas, o respeito pela soberania dos Estados e o respeito pela integridade territorial.
“Para um pequeno Estado insular como Cabo Verde, pela sua vulnerabilidade e sensibilidade a tudo o que acontece no mundo, deve trabalhar no sentido do reforço do multilateralismo que está claramente em crise”, indicou o Chefe de Estado.
Recentemente, Cabo Verde absteve-se em relação a uma resolução das Nações Unidas que tinha a ver com razões humanitárias. Na altura não houve uma concertação entre o governo e o Presidente, o que levou José Maria Neves a manifestar-se frontalmente contra a decisão assumida pelo arquipélago.
LC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar