
Sal Rei, 31 Out (Inforpress) – A ilha da Boa Vista assinalou hoje um “momento histórico” no desporto náutico cabo-verdiano com a certificação, pela International Kiteboarding Organization, das duas primeiras instrutoras de ‘kitesurf’ do país, no âmbito da primeira Formação de Instrutores Nível 1.
O feito inédito consagra a Boa Vista como a primeira ilha do arquipélago a formar profissionais femininas na modalidade com certificação para ensino a nível internacional, um passo que a organização considera significativo para a inclusão e o desenvolvimento da Economia Azul.
A nova instrutora pioneira, Zaya Gui, destacou o enriquecimento proporcionado pela formação e a “abertura de horizonte e portas internacionais” inerente à certificação.
“Agora daqui para a frente tenho outra confiança para ensinar… É um amor… não há outra coisa no mundo que possa fazer com mais dedicação, e agora que já tenho um certificado de instrutor em mãos posso fazer com responsabilidade e segurança”, afirmou Zaya Gui.
A sua colega de formação, Jó Santos, agradeceu a organização e os instrutores e incentivou mais mulheres a praticar o desporto.
“Este é um desporto visto por muita gente como para homens, mas há muitas mulheres na área, e deixo a mensagem para todas as mulheres terem a iniciativa de praticar este desporto que é super cool e bom”, apelou Jó Santos.
Zaya Gui também apelou a um maior interesse e valorização do desporto náutico por parte das mulheres cabo-verdianas, destacando que as modalidades são “libertadoras” e fazem bem ao físico e à mente.
A formação foi promovida pela Nautics CV, no âmbito do Projecto Downwind CV, e contou com o apoio institucional do Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo (MTT) e do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ).
MGL/CP
Inforpress/Fim
Partilhar