
Sal Rei, 05 Fev (Inforpress) – A Câmara Municipal da Boa Vista (CMBV) anunciou hoje a proibição expressa de construção de novos cercos na actual zona das pocilgas, em Sal Rei, como parte do plano de reorganização da actividade suinícola no município.
Segundo uma publicação feita pela CMBV na sua rede social “facebook”, a medida fundamenta-se no cumprimento do Código de Postura Municipal, especificamente nos artigos 169.º e 179.º, visando garantir a organização do espaço urbano e o bem-estar colectivo.
A autarquia explicou que se trata de um processo de transferência "gradual e paulatina" da criação de porcos para um novo espaço localizado em Monte Trigo, e que a câmara também prevê o desmantelamento das pocilgas actualmente desactivadas que se encontram situadas na zona industrial da cidade.
Para assegurar uma transição concertada, a autarquia adiantou que já concluiu o cadastro dos criadores de suínos de Sal Rei, contabilizando um total de 216 profissionais. De acordo com a mesma fonte, têm sido realizados encontros com estes criadores para promover o diálogo e prestar esclarecimentos sobre o andamento do projecto.
A CMBV destaca que a implementação desta iniciativa é de "suma importância" para o município, apontando como objectivos prioritários o combate à Peste Suína Africana, a melhoria das condições de higiene e a protecção da saúde pública, além da valorização da imagem urbana da cidade.
O projecto de reorganização suinícola na Boa Vista conta com a colaboração do Ministério da Agricultura e Ambiente e do programa conjunto de promoção para o desenvolvimento local, implementado por agências das Nações Unidas, como a PNUD, UNFPA, UNICEF e ONU-Habitat, em parceria com o Ministério da Coesão Territorial e a Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde, financiado pelo Governo do Luxemburgo.
MGL/HF
Inforpress/Fim
Partilhar