Achada Igreja, 19 Nov (Inforpress) – O candidato do Movimento para a Democracia (MpD) à presidência da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo quer tornar o município “numa capital de turismo rural e de natureza” na ilha de Santiago.
Ângelo Vaz, que concorre à sua própria sucessão à presidência deste município, avançou à Inforpress que isso é possível tendo em conta que o município tem as condições endógenas.
“São Salvador do Mundo (Picos) já é um modelo de turismo de natureza, é só vermos a natureza à nossa volta. Há condições, só falta dar valor acrescentado”, afirmou, propondo um conjunto de iniciativas para alcançar tal desiderato.
A proposta, conforme avançou, inclui a construção de caminhos vicinais e escadarias em vários pontos do município, a consolidação da Aldeia Turística de Mato Dentro, que contempla a pavimentação da estrada, a electrificação e a construção de casas de banho, cujo projecto, segundo ele, encontra-se na fase final.
Segundo Ângelo Vaz, o projecto aposta na construção de miradouros, com destaque para o de Babosa, em fase final de construção, arruamentos de bairros e promoção do Monte Nguli Lansa, valorização do batuque, cotxi pó e da cultura local, desenvolvimento do artesanato e da cestaria local.
Além de beneficiar a população local com formações para serem guias turísticos e para que os que pretendem receber turistas em suas casas possam ter valências de línguas, o plano também pretende promover as cachoeiras de Sansan e Chão Rodrigues, e, entre outras, realizar feiras temáticas e criar incentivo a investimentos privados, dinamizar o desporto e as escolas de músicas.
Segundo disse, tendo em conta que Cabo Verde já ultrapassou um milhão de turistas, assim como o resto do país, Picos deve estar preparado para receber esta nova onda de turismo.
Para Leitão Grande, caso vença o pleito, comprometeu-se em continuar a massificar a ligação de água e casas de banho, construir a estrada que liga Leitão Grande a Robelo e, ainda, construir a estrada à “pequena comunidade” de Marbera.
Na corrida à presidência da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, concorrem João Alberto de Barros (PAICV) e Ângelo Vaz (MpD).
Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV dominou em oito.
FM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar