
Cidade da Praia, 29 Out (Inforpress) – O Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN) gasta cerca de dez mil contos anuais na reparação e manutenção da sua frota, que conta actualmente com 14 viaturas, das quais cinco inoperacionais, revelou hoje o presidente do conselho de administração (PCA).
Odair Carvalho, que falava à imprensa na cidade da Praia à margem da entrega de um autocarro doado pela empresa Tuacar e da apresentação de duas novas viaturas adquiridas pelo hospital, explicou que a instituição necessita de renovar a frota, tendo em conta a antiguidade dos veículos e os custos associados à sua manutenção.
“Fizemos uma avaliação e verificámos que durante um ano as despesas que temos neste momento na reparação e manutenção das viaturas do HUAN rondam os dez mil contos”, afirmou, acrescentando que algumas viaturas serão enviadas para abate.
Segundo aquele responsável, o hospital vai receber, além das duas viaturas adquiridas, um autocarro e uma Hiace oferecidos por duas empresas, brevemente, mas ainda serão necessárias mais três viaturas para responder às necessidades da instituição.
O presidente do conselho de administração explicou que, desde que tomou posse, a 18 de Setembro, uma das prioridades identificadas foi a renovação da frota, uma vez que os veículos existentes têm entre 20 e 30 anos.
“A oferta e a aquisição dessas viaturas é um ganho para o hospital, para os utentes e para a população em geral”, considerou, sublinhando que a instituição recorre frequentemente ao aluguer de viaturas para assegurar serviços de internamento, compras e outras necessidades, o que representa despesas adicionais.
A doação do autocarro e a aquisição de um veículo comercial e de um camião visam reforçar a capacidade logística do HUAN, melhorar o transporte de cargas e facilitar a mobilidade das equipas técnicas e administrativas.
Por sua vez, o sócio-gerente da Tuacar, Jorge Fernandes, afirmou que a empresa tem colaborado, há vários anos, com o Ministério da Saúde, nomeadamente com o HUAN e o Hospital Dr. Baptista de Sousa, em São Vicente.
A viatura doada é um autocarro de 17 lugares, solicitado para apoiar o serviço de hemodiálise do HUAN e proporcionar maior conforto aos utentes durante o transporte.
“Basicamente, todos os anos fazemos este tipo de acção para os hospitais”, explicou Jorge Fernandes, enquadrando a iniciativa no âmbito da responsabilidade social da empresa.
Presentes no evento, estiverem representantes do Ministério da Saúde, membros do conselho da administração do HUAN, colaboradores da empresa que fez a doação, entre outros convidados.
DR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar