Autárquicas 2024/Sal: Candidato da UCID diz investimentos em Santa Maria ainda “estão muito a desejar” apesar do potencial

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/Sal: Candidato da UCID diz investimentos em Santa Maria ainda “estão muito a desejar” apesar do potencial
27/11/24 - 03:31 pm

Espargos, 27 Nov (Inforpress) – O candidato da UCID às autárquicas de 1 de Dezembro, no Sal, afirmou na terça-feira, 26, no comício de encerramento, em Santa Maria, que apesar do potencial da cidade turística, os investimentos ainda “estão muito a desejar”.

“Santa Maria é um exemplo claro de tudo aquilo que nunca devemos fazer. Está a faltar iluminação pública, não é aceitável que Santa Maria não tenha um auditório e por isso nós queremos mudar todo esse paradigma de requalificação urbana”, explicou.

Para o candidato da UCID, a ilha “não tem um plano ambiental e o saneamento não existe”, denunciando a “grande quantidade de lixo” pela ilha.

“Não temos espaços verdes, faltam equipamentos sociais e culturais, mas mais que isso, falta incluir os salenses no desenvolvimento de turismo (..) 57 por cento (%) de mais de um milhão de turistas que visitam Cabo Verde, escolhem visitar Santa Maria, um número 15 vezes mais que a população de ilha”, sustentou.

Neste sentido, declarou que mais de dois milhões de contos são arrecadados só na taxa de segurança aeroportuária, que os turistas têm que pagar para entrar no país. e mais de 600 mil contos nas taxas turísticas, pelo que questionou se Santa Maria “não merece mais”.

“Disseram que a Pedonal de Santa Maria foi feita no primeiro mandato, mas o projeto era da câmara anterior, o que eles conseguiram fazer foi de 38 mil contos que era o custo daquela infraestrutura, eles conseguiam gastar mais de noventa mil contos”, sublinhou.

Aldirley Gomes frisou ainda que esta é uma obra que “está envolto numa série de falcatruas", sublinhado que uma equipa de inspeção esteve a inspecionar a obra, mas não foi anunciado nada a seu respeito.

“Todo esse dinheiro que nós referimos aqui que vem do turismo, só é benéfico se o investimento externo funcionar em harmonia com aquilo que são as nossas comunidades locais”, continuou.

A mesma fonte afirmou ainda que os cabo-verdianos que têm os seus negócios na praia de Santa Maria ou nas na imediações devem ter “mais condições e apoio” para ganharem também “um quinhão” do dinheiro que é produzido na cidade de Santa Maria.

Na ilha do Sal, concorrem ao cargo de presidente da câmara, Aldirley Gomes (UCID), Júlio Lopes (MPD) e José Paixão (PAICV).

Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV dominou em oito.

NA/AA

Inforpress/Fim

Partilhar