Calheta, 07 Ago (Inforpress) – Os moradores de Pilão Cão, no município de São Miguel, manifestaram hoje as suas preocupações relativamente às condições precárias das infra-estruturas na comunidade.
Em destaque estão as más condições da estrada, problemas com iluminação pública, falta de espaços para a juventude e o abandono de infra-estruturas essenciais.
Em representação dos moradores e como um emigrante, Gabriel Furtado avançou que a estrada que liga a localidade apresenta vários buracos, o que dificulta o trânsito e coloca em risco os condutores, pedestres e, especialmente, as crianças.
Este destacou que, apesar do interesse dos emigrantes em investir na localidade, as condições actuais dificultam esse crescimento.
Além disso, considerou também que a iluminação pública nesta localidade é insuficiente e precária, o que não garante um ambiente de segurança para os moradores e visitantes, sobretudo à noite.
Os moradores também reclamam da degradação do centro da comunidade, da placa desportiva, que necessita de manutenção, e do abandono de outras infra-estruturas que estão a deteriorar-se com o tempo, o que contribui para o “sentimento de descaso e desrespeito por parte das autoridades”.
Outro problema apontado foi a escassez de água potável na rede de abastecimento, agravada pelos trabalhos realizados pela empresa Águas de Santiago (AdS) que deixam valas abertas após intervenções, colocando em perigo todos os transeuntes.
Questionado sobre as reclamações, o presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, explicou que a questão da iluminação pública já foi resolvida e destacou que dificuldades adicionais decorrem de intervenções por terceiros na rede da Electra, que causam disparos no posto de transformação.
Quanto às infra-estruturas, o autarca informou que há um plano em andamento para a reabilitação do jardim de infância, e que a placa desportiva, embora necessite de manutenção na pintura, está funcional e disponível para uso dos jovens e desportistas.
Sobre a estrada, Herménio Fernandes revelou que, actualmente, há um projecto de manutenção da estrada de Pilão Cão Riba e que estão em curso três grandes projectos de reabilitação, nomeadamente, a construção da estrada Igreja/Cutelo Gomes, Calheta/Tarrafal e Chão de Horta/Mato Dentro.
Estas obras, segundo o autarca, vão transformar, significativamente, a realidade destas comunidades, reforçando o compromisso da câmara municipal em melhorar as acessibilidades no município.
O autarca também lembrou que várias outras estradas já foram reabilitadas pela equipa camarária.
MC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar