Autárquicas 2024/Ribeira Grande: Armindo Luz critica falta de iluminação pública nas áreas rurais

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/Ribeira Grande: Armindo Luz critica falta de iluminação pública nas áreas rurais
19/11/24 - 01:41 pm

Ribeira Grande, 19 Nov (Inforpress) – O candidato do MpD a presidente da câmara da Ribeira Grande criticou hoje a falta de iluminação pública nas zonas rurais, destacando que embora a responsabilidade seja da EDEC a câmara deve buscar soluções para segurança da população.

"A iluminação pública não está diretamente na esfera da câmara municipal, mas somos os principais interessados, pois é nossa responsabilidade garantir a segurança dos nossos cidadãos. Temos um enorme déficit qualitativo em termos de iluminação pública e precisamos trabalhar de forma mais eficiente com a EDEC e o Ministério da Indústria, Comércio e Energia para encontrar soluções. Não podemos continuar a viver às escuras", afirmou Armindo Luz.

O candidato do MpD sublinhou a “incongruência” de ter sido realizado um “investimento significativo” na eletrificação rural e nos postos de iluminação, apenas para se deparar com a falta de recursos por parte da EDEC para substituir lâmpadas e outras componentes essenciais.

"Como é possível que, após todo o investimento em eletrificação rural, com postos de iluminação e cabos instalados, a EDEC não tenha condições para substituir uma lâmpada, temos que ser claros em relação a isso. É um problema de responsabilidade da EDEC, e a empresa precisa trabalhar em conjunto com o Ministério da Energia para repor as lâmpadas e os balastros que estão em falta", criticou.

Armindo Luz também reforçou que, enquanto câmara municipal, a autarquia tem a "obrigação de pressionar” para que o problema seja resolvido.

"A câmara pode e deve colaborar, mas onde a responsabilidade é da EDEC é a empresa que deve fornecer os materiais, como lâmpadas e balastros, para garantir que a iluminação pública funcione de forma eficiente em todo o município", enfatizou.

Armindo Luz prometeu que, caso seja eleito, irá pressionar por melhorias nesse sector e buscar parcerias com o Governo e a EDEC para garantir a reposição e manutenção adequadas da iluminação pública.

Na corrida à presidência da Câmara Municipal da Ribeira Grande concorrem Armindo Luz (MpD), Lucas Lima (UCID) e Maria Teresa (PAICV).
Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV elegeu oito presidentes de câmara.

LFS/AA

Inforpress/Fim

Partilhar