Autárquicas 2024/Paul: Candidato da UCID propõe cooperativa aos pescadores de Janela para “alavancar a pesca”

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/Paul: Candidato da UCID propõe cooperativa aos pescadores de Janela para “alavancar a pesca”
19/11/24 - 01:04 pm

Cidade das Pombas, 19 de Nov (Inforpress) - O candidato a presidente da câmara do Paul Anilton Fernandes, da UCID, propõe o incentivo aos pescadores em Janela para que se reúnem em cooperativa e criem uma associação capaz de “alavancar a pesca” na localidade piscatória.

As acções de campanha às autárquicas continuam ainda hoje por Janela e o candidato pela União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) tem dirigido a sua mensagem aos diferentes eleitores, propondo cooperativas.

“Nós temos que incentivar os pescadores a reunirem-se em cooperativas, associações, seja pescador, seja agricultor, porque assim o pessoal vai poder ter acesso financeiramente a determinados créditos”, frisou o candidato num discurso em Pontinha de Janela.

O objectivo desta cooperação, além de permitir o acesso ao crédito, vai tornar mais acessível a venda dos produtos e assim permitir mais rápido o escoamento dos mesmos pelos diferentes pontos de venda da ilha.

“O preço já vai estar preestabelecido e aquela associação, vai comprar o produto e colocar o peixe no mercado”, enfatizou o candidato, que acrescentou que o papel do pescador vai se resumir apenas à pesca.

O cooperativismo é, para o candidato, a “melhor solução” para que estes profissionais ganhem dinheiro, mas para isso Anilton Fernandes aponta ser a “melhor solução” depois de 01 de Dezembro.

O candidato, que já tinha reclamado do arrastador de botes da região, voltou a chamar a atenção dos homens do mar sobre aquela obra em que foi investido dinheiro mas, na sua visão, em vão, pois “não serve aos pescadores”.

A ideia apresentada é que o antigo cais seja reativado para que os pescadores possam guardar os seus botes e entregar melhor o pescado.

No Paul concorrem ao cargo de presidente da câmara municipal Adilson Fernandes (MpD), Anilton Fernandes (UCID) e Hilarino da Luz (PAICV).

Nas eleições de 2020 o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV dominou em oito.

SN/AA

Inforpress/Fim

Partilhar