Assomada, 25 Nov (Inforpress) – A candidata da UCID a presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago, Adelgisa Monteiro, criticou hoje as condições em que se encontram as forças de segurança municipal e prometeu melhorias para o sector.
A candidata referia-se aos Bombeiros, Protecção Civil e Guarda Municipal, para quem as deficiências nas condições de trabalho comprometem não apenas a eficácia dessas instituições, mas também a segurança dos próprios profissionais que se dedicam a salvar vidas.
“As autoridades locais devem garantir que bombeiros e membros da Proteção Civil tenham acesso a equipamentos de proteção individual e coletivo, imprescindíveis para o exercício de suas funções”, declarou Adelgisa Monteiro.
A candidata relembrou o trágico acidente ocorrido em Serra Malagueta, em que a falta de materiais essenciais dificultou a acção dos Bombeiros e da Proteção Civil e enfatizou a necessidade de um “investimento significativo” nas forças de segurança, incluindo a valorização salarial, para que os profissionais possam desempenhar suas funções sem comprometer suas próprias vidas.
“É preciso criar um espaço digno para os profissionais de segurança e eu me comprometo a reabilitar esses locais caso seja eleita, mas também dotá-los de equipamentos colectivos e individuais”, garantiu.
A candidata aproveitou para anunciar o programa “Bombeiro Escola”, que visa capacitar alunos para actuarem em situações de emergência.
“A educação é fundamental para a prevenção e a resposta a incidentes. Precisamos que nossos jovens estejam preparados para ajudar em situações de crise”, concluiu.
Em relação à Guarda Municipal, Adelgisa Monteiro reiterou a importância de proporcionar um espaço adequado e equipamentos necessários para que os policiais possam actuar de forma efetiva e próxima à comunidade.
Considerou que o fortalecimento das forças de segurança “deve ser uma prioridade” para garantir um futuro “mais seguro” para todos os cidadãos de Santa Catarina.
Na corrida para a presidência da Câmara Municipal de Santa Catarina, Adelgisa Monteiro representa a UCID, enfrentando Armindo Freitas (PAICV), Jacinto Horta (MpD) e Félix Cardoso (S-SAT).
Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV obteve o controle de oito.
MC/AA
Inforpress/Fim
Partilhar