Autárquicas 2024/São Lourenço dos Órgãos: Euclides Cabral promete gestão participativa e “eliminar arrogância" na autarquia

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/São Lourenço dos Órgãos: Euclides Cabral promete gestão participativa e “eliminar arrogância" na autarquia
25/11/24 - 01:46 pm

João Teves, 25 Nov (Inforpress) – O candidato do PAICV à presidência da câmara de São Lourenço dos Órgãos, Euclides Cabral, prometeu aos munícipes uma gestão participativa para “eliminar a arrogância" existente na autarquia.

A promessa foi feita durante um comício na noite de domingo, ao largo do Mercado, na presença de dirigentes do partido, candidatos aos órgãos autárquicos e apoiantes do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV).

Na ocasião, Euclides Cabral explicou que o lema "Djuntu pa resgata Órgãos" (Junto para Resgatar Órgãos), consiste no propósito do partido de, caso vença essas eleições, dar abertura a toda a população de participar no desenvolvimento do município.

Ou seja, explicou, fazer uma gestão participativa em que a câmara e a assembleia deslocam-se às comunidades para ouvir, escutar e ter a sensação do que está a acontecer nas diferentes localidades, para juntos resolverem os problemas do município.

"Envolver, para eliminarmos a arrogância que temos aqui nos Órgãos, porque pessoas que estão no poder acham que são todo poderoso, que são capazes de fazer tudo. Isto é algo que temos estado a sentir, que as pessoas têm vontade de participar, mas não estão a ter abertura para isso", criticou.

O candidato do PAICV reforçou o pedido de confiança no seu partido e apresentou 10 linhas orientadoras da sua plataforma, que passa por investimento na agricultura, pecuária e ambiente, mas também pelo comércio, indústria e turismo.

O investimento na educação, juventude, cultura e desporto, na questão de infra-estrutura, e sobretudo na questão que tem a ver com a cooperação e relações institucionais, de entre outras, são, segundo Euclides Cabral, essenciais para atrair recursos para o concelho.

Por sua vez, o vice-presidente do PAICV João Baptista Pereira pediu voto de mudança para resgatar e acelerar Órgãos, que no próximo ano comemora 20 anos como município.

"Não conseguimos acelerar o nosso passo com o mesmo atleta a correr oito, dez e mais anos, e para isso temos que passar este bastão a um novo homem, um jovem formador humilde, filho de Órgãos, e com fôlego para acelerar", disse.

Por outro lado, criticou a “presença de membros do Governo”, na campanha do MpD, conforme disse, na “tentativa de intimidar" o eleitorado, pedindo que não tenham medo de provocar mudança, porque “a mudança é necessária".

Em São Lourenço dos Órgãos concorrem ao cargo de presidente da câmara Carlos Vasconcelos (MpD), Euclides Cabral (PAICV) e João Sanches Monteiro da UCID.

Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV elegeu oito presidentes de câmara.

ET/CP

Inforpress/Fim

Partilhar