Portugal: Cabo-verdiano Miguel Monteiro toma posse como novo director-geral do Secretariado Executivo da CPLP

Inicio | Cooperação
Portugal: Cabo-verdiano Miguel Monteiro toma posse como novo director-geral do Secretariado Executivo da CPLP
14/02/26 - 09:48 pm

Lisboa, 14 Fev (Inforpress) – O cabo-verdiano Miguel Monteiro tomou posse esta semana como novo director-geral do Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na sede da organização, em Lisboa (Portugal), após ter sido escolhido num concurso internacional.

A informação foi avançada pelo próprio dirigente numa nota publicada na sua página oficial na rede social Facebook, na qual destacou ter assumido as funções “com profunda honra e elevado sentido de responsabilidade”.

“Este momento representa não apenas um compromisso profissional, mas também um compromisso pessoal com a missão da CPLP: promover a cooperação multilateral, reforçar a concertação político-diplomática, valorizar a língua portuguesa como património comum e contribuir para o desenvolvimento sustentável dos nossos Estados-Membros”, afirmou.

Na mesma publicação, Monteiro avançou que, enquanto diretor-geral, assumiu a responsabilidade de coordenar os serviços do Secretariado Executivo, garantir uma gestão rigorosa, transparente e eficiente, apoiar a execução dos projectos aprovados e trabalhar, em estreita articulação com os Estados-Membros, para fortalecer uma CPLP mais próxima dos cidadãos, mais relevante no plano internacional e mais eficaz na resposta aos desafios comuns.

"Com espírito de serviço, diálogo e cooperação, inicio este mandato, determinado a honrar a confiança que me foi concedida”, comprometeu-se o ex-presidente do conselho de administração da Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC).

A CPLP reúne os países que têm o português como língua oficial. Além de Cabo Verde, fazem parte do grupo Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. 

A sua criação começou a ser costurada na década de 1980 e o primeiro encontro de chefes de Estado ou de Governo dos países de língua portuguesa foi em 1989, na cidade de São Luís, no Maranhão, Brasil. Entretanto, só foi oficializada em 1996, em Lisboa.

Entre os objectivos previstos no estatuto da CPLP está a promoção do entendimento político “e a cooperação nos domínios social, cultural e económico”. Outro objetivo central é o entendimento para actuação, conjunta, nos foros internacionais. 

FM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar