
Nova Sintra, 09 Fev (Inforpress)- O Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) e a Câmara Municipal da Brava assinaram, hoje, um protocolo de cooperação para a remodelação do Estádio Aquiles de Oliveira, em Nova Sintra, orçada em cerca de três mil contos.
Em declarações à Inforpress, o presidente do IDJ, José Eduardo dos Santos, explicou que a iniciativa resulta de um pedido apresentado pela autarquia, tendo em conta a necessidade de melhorar as condições da infraestrutura desportiva, sobretudo para os espectadores.
“Desde logo, atendemos a um pedido da edilidade no sentido de se fazer uma remodelação no referido estádio e entendemos que, de facto, era necessário criar melhores condições, sobretudo nesta fase inicial”, afirmou.
Segundo o responsável, esta primeira fase das obras contempla intervenções na zona das bancadas, tribuna e balneários, bem como a pintura geral do estádio, com o objectivo de garantir maior conforto e segurança ao público.
Santos acrescentou que, com estas melhorias, o estádio deverá acolher o Campeonato Nacional em melhores condições, permitindo maior comodidade aos espectadores.
“Nesta primeira fase é isto que está previsto no programa que assinámos com a autarquia, com um valor de três mil contos, e depois iremos analisar novos desenvolvimentos”, disse, sublinhando ainda que, embora o relvado renovado possa manter-se por mais uma ou duas épocas, será necessário começar a pensar, a médio prazo, na sua substituição.
Relativamente ao arranque das obras, o presidente do IDJ garantiu que será imediato, dependendo apenas da câmara, uma vez que o financiamento da primeira fase será disponibilizado de pronto.
“A ideia é que o Campeonato Nacional chegue à Brava e encontre um estádio com uma cara nova, e depois outros projectos virão”, assegurou.
Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal da Brava, Amândio Brito, avançou que o início das obras deverá acontecer muito em breve, possivelmente já na próxima semana.
“Já assinámos o memorando e o presidente do IDJ foi claro ao dizer que as obras devem arrancar o quanto antes possível. Estamos a mobilizar todas as condições necessárias para isso”, afirmou.
O edil ressaltou ainda a importância da intervenção, tendo em conta que a ilha irá receber, em Abril, provas do Campeonato Nacional, considerando que as actuais condições do estádio não oferecem a segurança nem o conforto desejáveis.
“Não faz sentido realizarmos provas nacionais sem as condições adequadas. Mas não é só por isso. Precisamos também garantir condições locais para a prática do desporto, criando infraestruturas físicas adequadas para a ilha”, concluiu.
DM/JMV
Inforpress/fim
Partilhar