MpD acusa PAICV de desinformação e destaca investimentos do Governo na ilha do Fogo

Inicio | Política
MpD acusa PAICV de desinformação e destaca investimentos do Governo na ilha do Fogo
09/02/26 - 01:35 pm

Cidade da Praia, 09 Fev (Inforpress) - O deputado nacional do MpD pelo círculo do Fogo, Filipe Santos, acusou hoje, na Praia, o PAICV de promover “desinformação política”, sustentando que a ilha tem registado avanços "visíveis" em infra-estruturas e transportes.

A reacção surge após a Comissão Política Regional do PAICV no Fogo ter acusado o Governo de "abandonar a ilha" ao não cumprir os muitos compromissos assumidos para com o Fogo.

Em conferência de imprensa, Filipe Santos classificou as críticas da oposição como fruto de “nervosismo eleitoral” e lembrou que os três presidentes das câmaras municipais do Fogo (eleitos pelo PAICV) têm celebrado contratos e protocolos com o executivo.

“É incoerente que as estruturas partidárias locais desvalorizem investimentos que os próprios autarcas validam através de acordos e parcerias com o Governo”, afirmou o deputado, reforçando que os resultados da acção governativa estão “à vista de todos”.

O também membro do Conselho Regional do MpD considerou “incoerente” que estruturas partidárias locais desvalorizem investimentos anunciados após visitas do primeiro-ministro, alegando que esses posicionamentos ignoram acordos assinados, obras em curso e intervenções já executadas.

Entre os investimentos apontados, o parlamentar destacou a requalificação urbana e ambiental, incluindo o centro histórico e a asfaltagem de ruas em São Filipe e intervenções em curso nos Mosteiros, bem como a recuperação e infraestruturação das zonas das Caldeiras, um investimento superior a 1,2 milhões de contos.

Filipe Santos enumerou ainda projectos de valorização turística em aldeias rurais, requalificação de estradas, obras de acesso ao porto de Vale dos Cavaleiros, reabilitação de património histórico e cultural, como o presídio da Praça das Bandeiras, a Praça 4 de Setembro e iniciativas ligadas à criação de museus, incluindo o de São Filipe.

No domínio das infraestruturas básicas, mencionou investimentos em água, saneamento e energias renováveis, sublinhando a construção de uma central fotovoltaica de 1,4 megawatts com sistema de armazenamento, melhoria da iluminação pública com lâmpadas LED e aumento de pontos de luz.

Ao nível rodoviário, indicou um investimento de 700 mil contos na reabilitação e asfaltagem de estradas, além de parcerias com a Câmara Municipal dos Mosteiros para asfaltagem de vias principais e recuperação da orla marítima, com financiamento do Banco Mundial.

Nos transportes, o deputado informou que o Fogo dispõe de 12 voos semanais e cinco ligações marítimas semanais. Estão também em curso estudos para a ampliação e modernização do porto de Vale dos Cavaleiros ou construção de um novo porto, bem como a aquisição de um navio dedicado à ligação Fogo/Brava.

Sobre o aeródromo de São Filipe, o deputado disse que a pista já foi iluminada e que foram realizados testes de aterragem noturna, estando a Agência de Aviação Civil (AAC) a ultimar o relatório para certificação.

O parlamentar concluiu reiterando que o MpD continuará focado na "dinâmica de crescimento" da ilha, instando a oposição a reconhecer os "resultados concretos" da cooperação institucional entre o Governo central e os municípios.

TC/CP

Inforpress/Fim

Partilhar