
Cidade da Praia, 09 Fev (Inforpress) - A startup cabo-verdiana African Coders sagrou-se vencedora da 10.ª edição do Unitel Go Challenge, um dos principais programas de incentivo ao empreendedorismo digital nos PALOP, realizado na última sexta-feira, em Luanda, Angola.
Segundo uma nota de imprensa da Academy Sintaxy, enviada hoje à Inforpress, a competição, que reuniu empreendedores e parceiros estratégicos da região, culminou com a apresentação do pitch pelo CEO da African Coders, Elson Vaz, que destacou não apenas a solução tecnológica da startup, mas também uma visão estratégica de desenvolvimento sustentável para o continente africano.
Durante a sua intervenção, Elson Vaz defendeu a criação de empregos sustentáveis em África como “factor essencial" para a retenção de talentos no continente, permitindo que estes contribuam diretamente para o desenvolvimento económico e tecnológico dos seus países de origem.
O responsável da African Coders defendeu ainda o papel central da inovação tecnológica na aceleração da transição digital africana, através de soluções inclusivas, eficazes e adaptadas às realidades nacionais.
Inspirada nos princípios do panafricanismo contemporâneo, a African Coders promove uma visão de integração digital assente na cooperação e na partilha de conhecimento entre países e instituições.
Para o responsável, esta vitória reforça o potencial do continente para gerar soluções tecnológicas com impacto regional e global.
Segundo o CEO da African Coders, esta iniciativa afirma-se como um catalisador de oportunidades qualificadas, mobilidade de competências e fortalecimento das cadeias africanas de valor na economia digital.
A nível nacional, Elson Vaz considerou que esta distinção assume um "significado estratégico particular", ao demonstrar que, através de plataformas escaláveis, as startups cabo-verdianas podem promover a internacionalização e fortalecer a ligação económica de Cabo Verde com o resto do continente africano.
O Unitel Go Challenge PALOP é reconhecido como um dos mais relevantes catalisadores de oportunidades qualificadas e mobilidade de competências na economia digital da região.
DG/CP
Inforpress/Fim
Partilhar