
Cidade da Praia, 22 Jan (Inforpress) – O número de adoções de cães e gatos na cidade da Praia registou um aumento significativo, com a lista de espera para novos tutores a ultrapassar as 50 pessoas, revelou hoje o presidente da Associação Bons Amigos.
Em declarações à Inforpress, Madueno Cardoso fez um balanço "bastante satisfatório" do ano de 2025, a nível de tratamento e cuidado dos animais, destacando que o centro de tratamento concretizou 77 adoções.
Segundo o responsável, este interesse crescente é reflexo de uma maior sensibilização da população para a causa animal e do sucesso dos programas de castração e desparasitação levados a cabo pela associação.
“Pela primeira vez temos uma lista de mais de 50 pessoas a aguardarem para adotar um animal, e isto é um indicativo que o nosso trabalho tem dado resultado”, congratulou-se Madueno Cardoso, sublinhando a mudança de comportamento dos praienses.
No ano transato, a Bons Amigos intensificou a sua actuação no terreno através de seis campanhas de castração, abrangendo as zonas de Safende, São Filipe, Achada Santo António, Tira Chapéu e Fazenda, além de uma intervenção no município do Tarrafal.
Através dessas campanhas, segundo o presidente da Associação Bons Amigos, foram castrados 1.651 animais (cães e gatos) e a nível de desparasitação houve 2.666. No Tarrafal foram castrados, através da Unidade Castro-móvel, 135 animais e 298 foram desparasitados.
“A nossa ambição para este ano é castrar mil cães, realizar campanha de castração para mais cinco zonas, Palmarejo, Bela Vista, Castelão, Monte Palmarejo, Fundo Cobon, visando o controle da população canina”, contou o presidente associativo.
A nível clínico, no centro de tratamento animal disse também que foram feitas 1.319 consultas e 1.335 desparasitação, para além das cirurgias, somando mais de cinco mil animais que receberam tratamento.
Apesar dessas realizações, Madueno Cardoso lamentou que a falta de meios complementares de diagnóstico continue a ser o principal obstáculo.
“Infelizmente, foi o único objetivo que não conseguimos realizar porque acarreta avultados custos”, explicou, referindo-se à necessidade de equipamentos veterinários modernos para auxiliar técnicos e veterinários.
A Associação Bons Amigos anunciou ainda que o novo programa de castração, apoiado pela Unidade Castro-móvel, deverá arrancar em Fevereiro e prolongar-se até ao mês de Maio.
OS/CP
Inforpress/Fim
Partilhar