Porto Novo: Autarquia tem autorização da assembleia municipal para contrair empréstimo de 300 mil contos junto à banca

Inicio | Política
Porto Novo: Autarquia tem autorização da assembleia municipal para contrair empréstimo de 300 mil contos junto à banca
20/12/25 - 08:35 pm

Porto Novo, 20 Dez (Inforpress) - A edilidade porto-novense tem a autorização da Assembleia Municipal do Porto Novo, em Santo Antão, para recorrer à banca para contrair um empréstimo de longo prazo de 300 mil contos para realizar investimentos. 

A autorização foi concedida hoje pelos eleitos municipais, com votos favoráveis da bancada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), que sustenta a câmara municipal, e com votos contra do Movimento para a Democracia (MpD), oposição.

A aprovação do empréstimo obrigou a edilidade porto-novense a submeter à assembleia municipal o orçamento rectificativo no montante de 793 mil contos, que foi aprovado com votos favoráveis do PAICV e votos contra do MpD.

A edil do Porto Novo, Elisa Pinheiro, explicou que o empréstimo vai permitir à autarquia "acudir às famílias que precisam de novas respostas" face às dificuldades criadas pela tempestade Erin.

O montante vai possibilitar ainda à câmara municipal realizar um conjunto de investimentos, destacando-se a requalificação da estrada Curral das Vacas/Chã de Cochete, o arrelvamento do campo de futebol de Círio, a requalificação urbana e o co-financiamento da asfaltagem da avenida principal da cidade do Porto Novo.

A revisão do Plano Director Municipal, a construção de uma ponte na cidade do Porto Novo, a instalação da biblioteca municipal, a construção de um parque infantil e requalificação da oficina municipal para receber o quartel dos bombeiros voluntários são outros investimentos previstos no orçamento rectificativo.

O representante da bancada do MpD, Jorge Fonseca, disse que se está perante "um investimento desproporcional" e que a câmara municipal não demonstrou se terá a capacidade para o reembolso do empréstimo.

Acredita que o crédito vai onerar o município do Porto Novo por muito tempo, duplicando as suas dívidas com a banca.

O líder da bancada do PAICV, João Oliveira, justificou que os deputados do seu partido deram o aval positivo ao empréstimo pensando no desenvolvimento do município do Porto Novo.

Este deputado disse que a edilidade só recorreu à banca porque o Governo não está a assumir a sua responsabilidade para com o município do Porto Novo, que continua à espera dos investimentos prometidos pelo executivo.

JM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar