
Porto Inglês, 20 Dez (Inforpress) – O ministro do Mar, Jorge Santos, presidiu hoje, na ilha do Maio, à entrega de cinco motores a pescadores artesanais com vista ao reforço da actividade piscatória.
Segundo o governante, a iniciativa enquadra-se no Fundo Autónomo das Pescas e visa apoiar a pesca artesanal, através do aumento da capacidade produtiva, do reforço da segurança no mar e da melhoria do rendimento dos pescadores.
No mesmo âmbito, foram entregues quatro malas térmicas às associações de pescadores da ilha destinadas à conservação do pescado, melhorar a qualidade do produto e reduzir as perdas pós-captura.
“O Maio é uma ilha com grandes recursos, bons estoques e plataformas de pesca, e queremos sensibilizar os operadores para melhor aproveitarem esse potencial”, afirmou o ministro, sublinhando o compromisso do Governo com a valorização da pesca artesanal e a melhoria das condições de trabalho no setor.
Um dos beneficiários, o pescador Valdir Teixeira, manifestou satisfação com a atribuição do motor, afirmando que o equipamento irá melhorar significativamente a sua atividade.
“Com este novo motor vou conseguir ir mais longe e apanhar mais pescado. Vai, com certeza, melhorar a minha vida e a da minha família”, declarou.
Durante a visita de trabalho de um dia à ilha do Maio, o ministro deslocou-se ainda às obras do Mercado de Peixe da cidade do Porto Inglês, onde garantiu que o espaço deverá estar equipado já no mês de Janeiro.
A agenda da visita incluiu igualmente um encontro, na vila da Calheta, com mulheres ligadas à unidade de produção de gelo e à unidade de transformação de pescado, reconhecendo o papel das mulheres na cadeia de valor das pescas.
RL/CP
Inforpress/Fim
Partilhar