Porto Novo: Governo com financiamento adicional para expandir central solar fotovoltaica de Santo Antão

Inicio | Ambiente
Porto Novo:  Governo com financiamento adicional para expandir central solar fotovoltaica de Santo Antão
20/12/25 - 10:15 am

Porto Novo, 20 Dez (Inforpress) – O Governo conseguiu um acordo de financiamento adicional com o Banco Mundial para a expansão da central solar fotovoltaica da ilha de Santo Antão já em 2026, com a instalação de mais 0.6 megawatts.

A garantia é do coordenador do projecto, Nuno Gomes, segundo o qual o aumento da potência do parque solar de Santo Antão, que entrou em funcionamento nesta semana, faz parte da “meta do Governo naquilo que é a penetração das energias renováveis” em Cabo Verde.

A central solar da ilha de Santo Antão, que se situa em Chã de Bombardeira, nos arredores da cidade do Porto Novo, foi inaugurada no dia 18 de Dezembro pelo ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, que explicou que este parque representa “um passo importante na transição energética” nesta ilha.

Com capacidade instalada de 1.2 megawatts, a central fotovoltaica de Santo Antão, que foi financiada pelo Banco Mundial em 120 mil contos, permite aumentar a taxa de penetração das energias renováveis em Santo Antão de 14 por cento (%) para 25%.

Santo Antão dispõe actualmente de uma capacidade instalada em termos de energias renováveis (eólica e solar) à volta de 2.5 megawatts e a previsão é alcançar uma taxa de 50% em 2030, segundo o Governo.   

Com esta infra-estrutura, o Governo vai conseguir poupar mais de 40 mil contos por ano em combustíveis fósseis.

A obra enquadra-se no Projecto Energias Renováveis e Melhoria de Eficiência Energética nos Serviços Públicos, que prevê a construção de quatro centrais fotovoltaicas nas ilhas de Santo Antão, Maio, Fogo e São Nicolau.

JM/CP

Inforpress/Fim 

Partilhar