
Lisboa, 15 Dez (Inforpress) – A Organização Internacional das Migrações (OIM) lançou hoje, em Lisboa, o projecto “MOVER” para apoiar a entrada regular de 320 imigrantes de Angola e de Cabo Verde em Portugal, para responder à escassez de mão-de- obra no país.
O Projecto MOVER - Migração, Oportunidades e Valorização do Emprego em Portugal é desenvolvido em parceria com a Associação Empresarial de Portugal (AEP), a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) e a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).
A iniciativa pretende contribuir para o desenvolvimento de percursos de mobilidade laboral seguros, regulares e ordenados entre Angola, Cabo Verde e Portugal, promovendo o recrutamento ético, a proteção dos trabalhadores migrantes e uma integração responsável na sociedade portuguesa.
Respondendo à escassez de mão-de-obra em setores-chave da economia nacional e ao elevado desemprego jovem nos países parceiros, o MOVER procura fortalecer o desenvolvimento económico, a sustentabilidade demográfica e a cooperação institucional entre os três países.
No decurso da duração do projecto, entre Outubro de 2025 e Dezembro de 2027, é esperado o apoio de 320 migrantes com entrada regular em Portugal e a informação de 400 sobre oportunidades de emprego.
A encarregada de negócios da Embaixada de Cabo Verde em Portugal, Ana Pires, lembrou, na ocasião, que Portugal é o principal destino da imigração cabo-verdiana.
“Esta realidade tem laços profundos, linguísticos, culturais, humanos e institucionais, que fazem da mobilidade entre os nossos países um elemento estruturante da relação bilateral”, afirmou a diplomata cabo-verdiana.
FM/JMV
Inforpress/FM
Partilhar