São Nicolau: Lourenço Lopes destaca parceria entre Governo e município do Tarrafal e promete reforço dos meios da RTC na ilha

Inicio | Política
São Nicolau: Lourenço Lopes destaca parceria entre Governo e município do Tarrafal e promete reforço dos meios da RTC na ilha
05/12/25 - 05:21 pm

Cidade da Praia, 05 Dez (Inforpress) – O secretário de Estado para a Comunicação Social, Lourenço Lopes, destacou hoje o município do Tarrafal de São Nicolau como um “bom exemplo” de parceria entre o poder central e o poder local.

Lourenço Lopes falava em declarações à imprensa, à saída de uma visita ao presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, Neivo Araújo.

Referiu-se aos investimentos “estruturantes” realizados pelo Governo no município, nomeadamente no sector das pescas, com a construção do novo porto do Tarrafal, do Complexo de Pesca, da Casa do Pescador e do Museu da Pesca.

No que toca às acessibilidades, apontou a estrada que liga Praia Branca à Fragata e os investimentos na requalificação urbana da cidade do Tarrafal, além de acções de impacto social como apoios e habitações sociais.

Recordou ainda intervenções na área cultural, como a construção da emblemática Casa da Morna em Praia Branca, terra natal do músico Paulino Vieira.

O secretário de Estado sublinhou que o município tem “uma forte vocação marítima”, com potencialidades na pesca, economia azul e turismo, adiantando que estão já assumidos compromissos como a nova gare marítima e a futura sede do Instituto Marítimo e Portuário.

O governante informou ainda que o Governo vai investir mais 300 mil contos na orla marítima do Tarrafal, com participação de empresas nacionais.

“Devo dizer que o governo liderado pelo doutor Ulisses Correio Silva, tem grande confiança no futuro do Tarrafal e de São Nicolau, nós precisamos de uma visão e de um discurso cada vez mais positivo, numa ilha com uma identidade muito própria, com uma história de resiliência, (…) o Governo vai continuar a investir para dotar a ilha de infra-estruturas importantes na saúde, na educação, nos transportes”, realçou.

Neste sentido, disse ter verificado “com satisfação” que há uma “melhoria significativa” da conectividade com a ilha, quer em termos de transportes aéreos, quer em termos de transportes marítimos. Neste quesito, afirmou estar consciente de que é preciso melhorar ainda mais a questão dos transportes de carga para a ilha.

Relativamente aos meios de comunicação social públicos na ilha, no entender do secretário de Estado o Governo investiu muito em termos de condições dos órgãos de comunicação social na ilha de São Nicolau.  Exemplificou com o caso da Inforpress, que tem sua sede própria em Chã Norte, na Ribeira Brava, uma viatura própria e dois profissionais para fazer a cobertura da ilha.

No que tange à Rádio e Televisão Cabo-verdiana (RTC), informou que a ilha conta actualmente com três profissionais, uma jornalista que assegura televisão e rádio na Ribeira Brava e um correspondente da RCV no Tarrafal, mas reconheceu que é necessário reforçar os meios humanos e técnicos.

O governante adiantou que, após o seu regresso à Praia, irá reunir-se com o conselho de administração da RTC para articular soluções, sublinhando que, embora a empresa tenha autonomia administrativa e financeira, o Estado tem a responsabilidade de garantir o direito à informação e uma cobertura mediática adequada em todas as ilhas.

Relativamente à disponibilização de uma viatura para a RTC em São Nicolau, assegurou que o processo será tratado “o mais breve possível”, dada a urgência constatada durante a visita.

Lourenço Lopes revelou ainda que o Governo tem apoiado os órgãos de comunicação privados, nomeadamente as duas comunitárias da Ribeira Brava e do Tarrafal, com o apoia anualmente, quer em termos de apoio directo, apoio financeiro, mas também em termos de incentivos como, por exemplo, isenção alfandegária na importação de equipamentos.

WM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar