
Cidade da Praia, 18 Nov (Inforpress) - A Associação de Estudantes do ISCEE lança, no domingo, 22, o projecto ABRACE-ISCEE, uma iniciativa que visa promover a união académica, o voluntariado e a cidadania activa, com ênfase no apoio social a estudantes em situação de vulnerabilidade.
À Inforpress, o presidente da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais (AEISCEE), Éder Tavares, explicou que o projecto nasce com a missão de reforçar o sentido de pertença dentro da comunidade estudantil e impulsionar a angariação de fundos para estudantes com dificuldades financeiras.
“O nosso objectivo é garantir que nenhum estudante fique para trás por motivos financeiros”, declarou o presidente associativo.
Éder Tavares sublinhou que o impacto do ABRACE-ISCEE ultrapassa o espaço académico e alcança a sociedade cabo-verdiana através de acções sociais, iniciativas culturais, programas de voluntariado e formações que valorizam a cidadania activa.
A execução do projecto, segundo Éder Tavares, baseia-se num plano anual de actividades baseado em quatro pilares, quais sejam, a cultura, o voluntariado, a inclusão e a cidadania activa.
A área cultural integra festas académicas e celebração de talentos estudantis enquanto o eixo voluntariado inclui campanhas solidárias e apoio directo a instituições sociais.
Já a dimensão inclusão contempla iniciativas de integração, apoio a estudantes com dificuldades e participação igualitária em todas as actividades e a cidadania activa, expressa-se através de debates, palestras e formações cívicas.
O projecto estabeleceu parcerias com entidades públicas, educativas, culturais, empresas privadas e organizações da sociedade civil, garantindo recursos, formação, espaços e apoio financeiro que ampliam o alcance das acções.
Relativamente ao envolvimento estudantil, o presidente acentuou que a AEISCEE aposta na aproximação directa aos estudantes, em actividades diversificadas e em programas específicos de integração, garantindo um ambiente mais acolhedor e participativo.
O lançamento oficial do ABRACE-ISCEE, a realizar-se no Auditório Nacional, na cidade da Praia, com a presença de convidados especiais, representa “um marco” para a associação estudantil.
Segundo Éder Tavares, o momento afirma a maturidade e a capacidade dos estudantes do ISCEE para desenvolver iniciativas de impacto nacional, fortalecendo a solidariedade e a união dentro da comunidade académica.
As expectativas passam por elevar o espírito solidário, reforçar a participação dos estudantes, estabelecer novas parcerias e aumentar a visibilidade nacional do projecto, de modo a consolidar o compromisso dos jovens com o desenvolvimento de Cabo Verde.
KF/SR//CP
Inforpress/Fim
Partilhar