PR destaca "estabilidade e escuta activa" como marcas dos quatro anos de mandato

Inicio | Política
PR destaca "estabilidade e escuta activa" como marcas dos quatro anos de mandato
09/11/25 - 06:05 pm

Cidade da Praia, 9 Nov (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, assinalou, hoje, quatro anos de mandato, sublinhando a importância da escuta activa, da estabilidade institucional e da defesa das liberdades democráticas como pilares da sua actuação enquanto chefe de Estado.

Numa mensagem publicada na sua página oficial do Facebook,  José Maria Neves, que há quatro anos tomou posse como 5º chefe de Estado de Cabo Verde, deixou uma mensagem de gratidão e reflexão sobre o exercício das suas funções. 

Destacou o papel moderador do Presidente e a importância da escuta activa, da estabilidade institucional e da defesa da democracia.

“Completam-se, hoje, quatro anos da minha tomada de posse como 5º Presidente da República de Cabo Verde. O Presidente não é executivo, é, antes, árbitro e moderador do sistema político, garante da independência, da unidade nacional e da integridade territorial e guardião da Constituição”, começou por referir José Maria Neves na sua mensagem.

O chefe de Estado sublinhou que tem procurado, ao longo do mandato, estar próximo das pessoas, dentro e fora do país.

 “Tenho feito tudo para ouvir as comunidades, a sociedade civil, as pessoas, nas ilhas e na diáspora, e influenciar positivamente as coisas da política e as políticas”, afirmou.

“Com serenidade e abertura de espírito”, explicou, o seu trabalho essencial tem sido orientado para a “estabilidade institucional, a defesa das liberdades fundamentais e o respeito pelas regras do jogo democrático”.

 “Só nesse quadro, com o contributo de todos, conseguiremos a união, a força e o arrojo suficientes para sustentar a dinâmica de competitividade e de crescimento, que queremos seja inclusivo, com qualidade ambiental e gerador de oportunidades”, acrescentou.

O Presidente destacou ainda que o exercício do cargo é um acto contínuo de dedicação ao serviço público e de construção de futuro. “Ser Presidente é ir plantando novas árvores e delas cuidar com inteligência e espírito de serviço público”, concluiu José Maria Neves.

A mensagem, marcada pelo tom de gratidão e compromisso, assinala os quatro anos da eleição e tomada de posse de José Maria Neves, que sucedeu a Jorge Carlos Fonseca na Presidência da República de Cabo Verde.

CM/JMV

Inforpress/Fim.

Partilhar