
Cidade da Praia, 09 Nov (Inforpress) – A Igreja Adventista do Sétimo Dia de Achada Mato realizou hoje uma feira de saúde na comunidade de Vila Vitória, em Achada Limpo, com o objectivo de levar serviços de saúde gratuitos e aproximar os cuidados médicos da população.
Em declarações à Inforpress, o coordenador da iniciativa, Moisés Spínola, disse que a feira de saúde e bem-estar permite à população acessar serviços de saúde e conhecer melhor o seu estado físico, mental e espiritual.
“O nosso principal objectivo é levar cuidados de saúde gratuitos e de qualidade à comunidade, promovendo hábitos de vida saudáveis e fortalecendo a solidariedade. Queremos aproximar os serviços de saúde das pessoas e contribuir para o bem-estar integral da população”, afirmou.
Durante a acção, que decorreu na Escola Básica de Vila Vitória, indicou, os participantes tiveram acesso a consultas médicas de clínica geral, rastreio de saúde oral, atendimento psicológico e medições de glicemia, peso e altura.
Além disso, acrescentou, os presentes puderam participar em aconselhamento sobre os oito remédios naturais ou princípios da saúde defendidos pela IASD que são água, luz solar, ar puro, descanso, exercício físico, temperança, alimentação saudável e confiança em Deus.
Moisés Spínola explicou que a escolha da comunidade de Vila Vitória se deveu ao facto de ser “uma área com grandes necessidades e muito potencial humano”, onde a Igreja viu oportunidade de trabalhar em proximidade e apoiar de forma concreta.
“Nós residimos aqui e temos um grupo de pessoas da nossa igreja que quer dar o seu contributo no processo de desenvolvimento da comunidade. Já realizamos várias actividades, como palestras, estudos bíblicos e campanhas de limpeza”, acrescentou.
O coordenador destacou ainda a dimensão espiritual da feira, afirmando que a saúde integral inclui corpo, mente e espírito.
“A verdadeira saúde vai além do corpo físico — envolve também o bem-estar mental e espiritual. Por isso, além dos serviços médicos, temos aconselhamento espiritual, momentos de reflexão e orientação sobre os ‘oito remédios naturais’. A fé é um remédio poderoso para a paz interior e para uma vida equilibrada”, disse.
Moisés Spínola referiu, por outro lado, que a feira complementou acções anteriores, como uma campanha evangelística recente, que incentivou a população a conhecer melhor a palavra de Deus e reforçou valores espirituais.
“Quando conhecemos Deus, que é o médico dos médicos, aprendemos a cuidar melhor de nós mesmos. Queremos com esta feira e outras acçoes futuras contribuir para a promoção de várias áreas da vida das pessoas”, acrescentou.
O coordenador adiantou ainda que a Igreja pretende, futuramente, abrir um centro de atendimento psicológico e de cuidados em Vila Vitória reforçando o compromisso com a saúde e o desenvolvimento comunitário.
A iniciativa da feira da saúde contou com a participação de cinco médicos e seis enfermeiros, e foi resultado de uma parceria entre o Instituto Nova Vida (INOVA), Ministério da Saúde da AIASD-CV, Delegacia de Saúde da Praia, Clínica Fitness, Associação Cabo-Verdiana de Luta Contra o Cancro (ACLCC), Associação Comunitária de Vila Vitória, Fundação Garah e a Associação Sorriso Infantil da Vila Vitória.
CM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar