São Vicente: Artesãos veem como “uma vitória” decisão do Governo de procurar outro lugar para peixeiras

Inicio | Sociedade
São Vicente: Artesãos veem como “uma vitória” decisão do Governo de procurar outro lugar para peixeiras
06/11/25 - 11:07 pm

Mindelo, 06 Nov (Inforpress) – Os artesãos do Quintal das Artes consideraram hoje que conseguiram uma vitória com a decisão do Governo de procurar um novo assentamento provisório para colocar as peixeiras do Mercado de Peixe do Mindelo.

O porta-voz do grupo, Alcindo Gonçalves, afirmou à imprensa que se sentem felizes com o resultado, depois de na semana passada terem impedido a entrada de máquinas no espaço onde a Câmara Municipal de São Vicente pretendia instalar, de forma provisória, o mercado de peixe.

“É uma vitória, não só para os artistas deste quintal, mas para todos os são-vicentinos que nos deram apoio, a comunicação social e as redes sociais”, considerou a mesma fonte, que destacou ainda o papel do advogado do grupo.

Por outro lado, Alcindo Vasconcelos elogiou a intervenção do ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, que, sublinhou, entrou em consenso com a câmara municipal para que fosse escolhido um outro espaço para o mercado provisório.

Agora, o porta-voz garantiu que o grupo vai trabalhar com afinco para mostrar que merecem o espaço e o apoio não foi em vão.

O grupo fez antes um finca pé e não deixou que a infra-estrutura fosse tomada pela câmara municipal, a quem acusou de falta de diálogo, por não ter socializado o projecto e querer impor o plano sem consulta prévia com os artesãos.

Entretanto, o Governo informou hoje, em comunicado, que vai identificar um novo lugar para o assentamento provisório do mercado de peixe de São Vicente, a fim de preservar o espaço cultural no Quintal das Artes.

De acordo com o mesmo documento, a medida tomada, “em estreita concertação” com a Câmara Municipal de São Vicente, visa garantir melhores condições de trabalho, tanto para as peixeiras, como para os artesãos.

Estes, segundo a mesma fonte, permanecerão a desenvolver as suas actividades no Quintal das Artes, enquanto as autoridades, central e local, trabalham em conjunto para este obejctivo, até à conclusão das obras e da reorganização definitiva do mercado de peixe de São Vicente.

LN/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar