
Ribeira Brava, 06 Nov (Inforpress) –A localidade de Carvoeiro, no município da Ribeira Bravas, passou a ser a partir de hoje a primeira comunidade de São Nicolau totalmente iluminada com tecnologia LED, fruto da parceria entre a autarquia local e os emigrantes.
A inauguração do novo sistema de iluminação pública marcou o primeiro acto oficial das festividades municipais de 2025, num investimento avaliado em cerca de 500 contos, apoiado pela Câmara Municipal e por emigrantes locais.
Em declarações à imprensa, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Nilton Monteiro, destacou que a iniciativa representa “um passo importante rumo à modernização e sustentabilidade energética” do município.
Segundo o edil, o projecto consiste, para além da substituição dos candeeiros antigos por candeeiros LED, no reforço da iluminação pública em pontos da zona que antes não tinham iluminação.
Segundo o autarca, neste momento só falta a colocação de cerca de 15 candeeiros, já adquiridos, para que a zona fique 100% com iluminação LED.
“Carvoeiros passa a ser provavelmente a primeira zona de São Nicolau 100% LED. É um projecto que nasceu com o apoio das nossas comunidades emigradas e queremos replicá-lo em outras localidades”, sublinhou o autarca.
Nilton Monteiro relembrou que o projeto surgiu de uma promessa eleitoral e de um desafio lançado à comunidade emigrada e que também contou com a parceria da EDEC.
“Eu próprio fui emigrante e sei as dificuldades que enfrentam. Por isso é gratificante ver como continuam a ajudar o país, mesmo à distância”, afirmou.
Segundo o edil, a próxima localidade a ser contemplada é Estância de Brás, cujos candeeiros LED já foram adquiridos pela câmara municipal, graças ao donativo dos emigrantes desta zona.
Por sua vez, o morador de Carvoeiros Lourenço Silva expressou a satisfação da comunidade com a nova iluminação, sublinhando que antes tinham zonas completamente às escuras e agora está tudo bem iluminado, o que reflete em mais segurança e podem circular à noite com tranquilidade.
WM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar