Fogo: APC Consulting anuncia investimento de 245 milhões de dólares para resort de luxo e transporte marítimo

Inicio | Economia
Fogo: APC Consulting anuncia investimento de 245 milhões de dólares para resort de luxo e transporte marítimo
05/11/25 - 11:31 am

São Filipe, 05 Nov (Inforpress) - A empresa APC Consulting and Enterprises, especializada em consultoria financeira, promoção, desenvolvimento e gestão de projectos, anunciou um investimento de 245 milhões de dólares (23,4 milhões de contos) destinado à execução do projecto “Fogo Resort and Maritime Transportation”.

O consultor financeiro e de negócios e representante da empresa, António Pires Cardoso, disse hoje à Inforpress, que o financiamento foi assegurado junto da Dili Global LTD, sediada no Canadá, e de um grupo financeiro baseado no Dubai.

O componente turístico do projecto prevê a edificação de um resort de luxo com cinco estrelas, integrando 350 quartos e suítes, sob a operação da reconhecida cadeia hoteleira internacional Marriott International.

O projecto será localizado na zona de Casa Pena, nas proximidades do porto de desembarque de pescado de Lajeta, a cinco quilómetros do aeródromo de São Filipe e vai ocupar uma área de 120 hectares (equivalente a 120 campos de futebol), dos quais metade será dedicada à construção do complexo e a outra metade a espaços agrícolas e áreas verdes.

Em termos de infra-estruturas de suporte, o projecto contempla a construção de um parque fotovoltaico para assegurar a eficiência energética e para abastecimento de água, prevê-se uma sonda com capacidade de perfurar até mil metros de profundidade, complementada pela dessalinização da água do mar para consumo em piscinas e áreas verdes.

Os resíduos sólidos serão processados e reaproveitados para a produção de energia.

O projecto prevê a construção de uma marina flutuante com capacidade para receber embarcações de até 70 metros, destinada a actividades náuticas, e, para tal, aguarda-se a decisão do Governo sobre a concessão da orla marítima.

Além do complexo turístico, o plano inclui a aquisição de três navios Ropax para transporte de passageiros e viaturas com capacidade para 400 passageiros cada e dois cargueiros de 87 metros cada, com o objectivo de melhorar as ligações marítimas e logísticas da região.

Um dos Ropax faz a ligação entre Santiago e Fogo para transporte de turistas e os outros dois ligação Santiago/Fogo e inter-ilhas, enquanto um dos cargueiros faz a ligação com a costa ocidental africana, com destaque para Senegal, e o outro para ligação com Europa.

Segundo o representante, dois dos navios Ropax e o cargueiro serão construídos pelo estaleiro naval Damen, no Dubai, com um prazo de execução de 30 meses.

O projecto, que conta com o acompanhamento da Cabo Verde TradeInvest e se encontra em fase de enquadramento institucional, será detalhado numa apresentação agendada para quinta-feira, dia 06, junto da equipa camarária de São Filipe e empresários locais.

Espera-se que o investimento gere entre mil e 1.500 postos de trabalho, além da instalação de quatro entrepostos frigoríficos estratégicos nas ilhas de Fogo, Santiago, Sal e São Vicente, reforçando a atractividade do arquipélago para o investimento internacional.

JR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar