
Cidade da Praia, 6 Nov (Inforpress)- O ministro do Fomento Empresarial enalteceu hoje, na Praia, a realização da primeira Feira de Empreendedorismo do ISCEE, sublinhando que a iniciativa aproxima o meio académico do sector produtivo e estimula o espírito inovador dos jovens estudantes.
A primeira Feira do Empreendedorismo do Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais (ISCEE), promovida e organizada pela Associação de Estudantes do ISCEE (AEISCEE), tem como propósito promover a partilha de experiências, divulgar produtos e serviços, contribuindo para o desenvolvimento pessoal, académico e profissional dos estudantes e da comunidade em geral.
Em declarações à imprensa, Eurico Monteiro considerou a iniciativa “uma boa aposta” que reforça a ligação entre o meio académico e o mundo empresarial.
Segundo afirmou, o empreendedorismo “faz parte da vida” e constitui um instrumento fundamental para o desenvolvimento económico do país.
O governante sublinhou que a feira representa um passo decisivo para aproximar o sistema universitário do sector produtivo.
“Durante muito tempo, as universidades formavam essencialmente para o emprego público. Hoje, há uma maior preocupação com o mercado de trabalho, com as empresas e com o crescimento económico”, salientou.
Monteiro acrescentou que é essencial criar uma cultura empreendedora logo no início da formação académica, incentivando a inovação e preparação dos jovens para competir num mundo global e exigente.
“Estas iniciativas motivam, criam oportunidades e reforçam a atitude empreendedora”, indicou.
O ministro recordou ainda que o Governo dispõe de um ecossistema de apoio ao empreendedorismo, composto por instituições como a Pró-Empresa, Pró-Garante e Pró-Capital, que prestam assistência técnica, facilitam o acesso ao crédito e promovem benefícios fiscais.
Por sua vez, o presidente da Associação de Estudantes do ISCEE, Éder Tavares, explicou que a feira pretende estimular o espírito empreendedor e aproximar o ambiente empresarial dos estudantes.
“Queremos mostrar que é possível criar o próprio emprego e contribuir para reduzir o desemprego jovem”, afirmou.
O dirigente revelou que participam 12 projectos ligados às áreas da juventude e do ensino superior, desenvolvidos por estudantes do instituto.
Tavares destacou ainda o apoio recebido da Câmara Municipal da Praia, do Ministério do Fomento Empresarial e de várias empresas.
Por fim, garantiu que a associação pretende transformar a feira num evento anual, reforçando o papel do ISCEE na promoção da cultura empreendedora entre os jovens.
KF/SR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar