Cidade da Praia, 14 Out (Inforpress) - O primeiro-ministro e o Presidente da República receberam hoje, separadamente, na cidade da Praia, os jogadores, equipa técnica e membros da Federação Cabo-verdiana de Futebol, para celebrar a histórica qualificação de Cabo Verde ao Mundial'2026.
O primeiro a receber os “Tubarões Azuis” foi o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que saudou os jogadores, a equipa técnica e a federação, enfatizando o carácter histórico da conquista e o esforço colectivo.
“Não há pequenos no desporto, desde que a nossa alma seja grande”, afirmou o primeiro-ministro, destacando que a selecção representa “uma nação global”, composta por jovens nascidos nas ilhas e na diáspora, unidos pelo amor a Cabo Verde.
Em seguida, o Presidente da República, José Maria Neves, recebeu a comitiva no Palácio Presidencial.
Para o chefe de Estado, a classificação redefine a nação cabo-verdiana e evidencia a capacidade de superação do país.
“Ontem, 13 de Outubro de 2025, redefinimos a nação cabo-verdiana, 50 anos depois da independência (…) provamos que somos um país onde não há impossibilidades”, declarou.
O chefe de Estado anunciou ainda que irá distinguir a selecção nacional e o presidente da federação, com a mais alta condecoração do Estado, reconhecendo o seu contributo exemplar para o desporto.
Por sua vez, o presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, Mário Semedo, agradeceu a distinção e destacou o papel da união e da dedicação.
“Competir em África, e com condições diferentes das grandes potências é difícil, mas conseguimos mostrar a força e a determinação de Cabo Verde”, disse, lembrando o apoio contínuo do Governo e da diáspora ao longo do percurso.
Entretanto, o selecionador Bubista reforçou a mensagem de união e identidade.
Para ele, o sucesso da equipa deve-se, sobretudo, ao espírito colectivo e ao orgulho nacional.
“Tudo o que temos feito é para ver o nosso povo feliz e o nosso país cada vez mais conhecido no mundo”, declarou.
O porta-voz da selecção nacional, o jogador Stopira, o autor do terceiro golo na partida decisiva, expressou a alegria partilhada entre os jogadores e os adeptos.
“Reconhecemos que, unidos, somos mais fortes, temos muito para conquistar, somos um povo pequeno, mas com coração enorme” sublinhou, agradecendo à Federação pela dedicação de anos.
A selecção cabo-verdiana qualificou-se no dia 13 (Outubro) à fase final do Campeonato do Mundo de Futebol’2026, ao vencer a Eswatini por 3-0, em jogo da 10ª e última jornada de qualificação africana, disputado no Estádio Nacional.
KF/SR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar