Fogo: IV Conferência da Década do Oceano arranca hoje na ilha com apelo à união de saberes e preservação dos mares

Inicio | Ambiente
Fogo: IV Conferência da Década do Oceano arranca hoje na ilha com apelo à união de saberes e preservação dos mares
10/10/25 - 10:02 am

São Filipe, 10 Out (Inforpress) – A 4.ª Conferência da Década do Oceano, promovida pela Presidência da República sob o lema “Unindo saberes, protegendo os mares: ciência oceânica para todos” inicia-se, hoje na cidade de São Filipe.

A conferência, que reunirá cerca de duas centenas de participantes, nacionais e estrangeiros, tem a duração de dois dias e decorre após uma semana de pré-eventos com actividades descentralizadas pelos quatro municípios da Região Fogo/Brava.

A sessão de abertura será presidida pelo Presidente da República, José Maria Neves que chegou no final da tarde de quinta-feira à ilha do Fogo, mas estarão presentes na cerimonia o presidente da Câmara Municipal de São Filipe e da Associação Nacional dos Municípios do Fogo e da Brava, Nuías Silva, e a Representante Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Patrícia Portela de Sousa.

A conferência inaugural, com o tema “O futuro dos oceanos: conhecimento, ciência aberta e cooperação global para a sustentabilidade”, será proferida por Ibukun Adewumi, Director do Secretariado da Subcomissão da UNESCO/COI para a África e Estados Insulares Adjacentes (COI/ÁFRICA).

A conferência está estruturada em cinco painéis temáticos, que visam promover a colaboração científica, a literacia oceânica e consolidar o papel de Cabo Verde como um país comprometido com a governança sustentável dos oceanos.

Os temas a serem debatidos incluem “acesso ao conhecimento e dados oceânicos – desafios da ciência aberta”, “Ciência encontra a sociedade – exemplos da cooperação internacional atendendo às necessidades locais/resultados das expedições científicas 2025”, “Futuros costeiros – governança responsável e inclusiva para a pesca marinha sustentável – conhecimento, transparência, participação e inovação com e para todos”.

Dos painéis fazem parte ainda “Partilha de boas práticas – casos reais” e “Percepções estratégicas e tendências políticas: transformar a governança costeira e marinha - da visão à acção”.

A 4.ª Conferência da Década do Oceano é mais do que um encontro científico, trata-se de um espaço de convergência entre ciência, políticas públicas e cidadania, com o propósito de reforçar o compromisso de Cabo Verde com a preservação dos ecossistemas marinhos e a valorização do oceano como património comum da humanidade.

JR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar