Lisboa, 18 Ago (Inforpress) – A Embaixada de Cabo Verde em Portugal apelou hoje à solidariedade para com as vítimas da tempestade de 11 de Agosto que devastou São Vicente, Santo Antão e São Nicolau, ceifando vidas e deixando destruição sem precedentes.
Nesse sentido, a diplomacia cabo-verdiana em Lisboa, enquanto parceira intermediário, apela à solidariedade e pede donativos financeiros para organizações como Cruz Vermelha de Cabo Verde, Câmara Municipal de São Vicente e Caritas Diocesana de Mindelo.
Em Portugal, tanto imigrantes como associações cabo-verdianas como a Associação Maense em Portugal (AMP) e Nasce e Renasce têm em curso campanha de recolha de bens essenciais, como roupas, calçados, alimentos não perecíveis, produtos higiénicos, lençóis, cobertores.
A operadora de transporte rodoviário Alsa Portugal, que emprega vários motoristas de origem cabo-verdiana, está a desenvolver uma ação de solidariedade e apoio humanitário à ilha de São Vicente.
Em comunicado a empresa explica que a campanha conta com o envolvimento de toda a equipa da Alsa em Portugal, com destaque para os motoristas cabo-verdianos que integram os quadros da empresa.
“Nos próximos dias, serão recolhidos alimentos, medicamentos e donativos financeiros, que serão enviados para o arquipélago através da Embaixada de Cabo Verde, em Lisboa”, adianta a empresa.
A primeira-dama, Débora Katisa Carvalho, através da Fundação Dretu, tem em curso uma campanha de solidariedade, em Portugal, envolvendo a Fundação do Futebol, da Liga Portuguesa de Futebol, a Fundação Tricolor, da Estrela da Amadora, e a Fundação Benfica.
A Fundação do Sporting e a Associação Académica de Coimbra também já aderiram à iniciativa, que conta ainda com a participação de jogadores, empresas, hospitais, organizações não-governamentais (ONG) e individualidades.
FM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar