Governo reforça compromisso com a inclusão de crianças com necessidades especiais

Inicio | Sociedade
Governo reforça compromisso com a inclusão de crianças com necessidades especiais
16/07/25 - 09:38 pm

Cidade da Praia, 16 Jul (Inforpress) - O Governo reuniu hoje com associações que trabalham com crianças com necessidades especiais e reforçou compromissos como o aumento de cuidadores especializados e a criação de unidades móveis de apoio.

Nesse encontro com associações que intervém nas áreas da inclusão de crianças com necessidades especiais, o ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, realçou o reforço do programa de cuidadores especializados, que serão destacados para apoiar associações e escolas, actuando como auxiliares nas salas de aula.

Também foi anunciada a criação de unidades móveis de atendimento nas ilhas de Santo Antão e Brava, para garantir apoio a pessoas com deficiência em zonas de difícil acesso.

"Foi uma reunião muito produtiva, as associações reflectiram sobre o esforço do país, mas também sabemos que há muito por fazer. É por isso que assumimos compromissos concretos para responder melhor às necessidades das pessoas com deficiência", disse a tutela da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social. 

Entre os compromissos reforçados foram ainda apontados a introdução da temática da deficiência na formação inicial de professores, medida apresentada pelo Ministério da Educação, e a criação de um modelo de atendimento na saúde adaptado a diferentes tipos de deficiência. 

O Governo também manifestou a sua pretensão de reforçar a formação de especialistas através de bolsas de estudo em áreas ligadas à deficiência e recorrendo à cooperação internacional para suprir a falta de técnicos no país.

“Temos pessoas capacitadas, mas são insuficientes, o Governo vai dar prioridade à formação superior nas áreas ligadas à deficiência e, se necessário, recorrendo à cooperação internacional para aumentar a nossa capacidade de resposta”, afirmou Elísio Freire. 

Sobre a proposta de criação de uma entidade pública dedicada à deficiência, o Governo disse que está a analisar o assunto. 

Relativamente a aumento possível do duodécimo, solicitado pelas partes, o ministro disse que a questão será analisada durante a preparação do Orçamento do Estado para 2026. 

Avançou que algumas medidas, como a distribuição de cuidadores, deverão começar a ser inovadoras já no próximo ano lectivo.

O encontro, que decorreu nas instalações do Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social (MFIDS), contou com a presença dos ministros da Família, da Educação e da Saúde, e teve como objectivo auscultar os principais desafios enfrentados pelas organizações, definir propostas concretas e alinhar medidas de resposta intersetorial.

CG\SR/JMV

Inforpress Fim

Partilhar