Cidade da Praia, 16 Jul (Inforpress) – O IDJ afirmou esta tarde que a delegação cabo-verdiana aos Jogos Desportivos da CPLP “está bem, segura e motivada em Luanda”, para onde teve de regressar depois do avião ter sido impedido de aterrar na Indonésia.
Em comunicado, o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) enalteceu a forma a comitiva cabo-verdiana foi acolhida pelas autoridades angolanas.
“O ministro da Juventude e Desporto de Angola, Rui Luís Falcão Pinto, fez questão de nos visitar pessoalmente, partilhando palavras de encorajamento e reafirmando o espírito de cooperação entre os nossos países”, cita a fonte, que faz que fez questão de agradecer “profundamente o gesto solidário e a hospitalidade que nos foi proporcionada”.
Apesar do contratempo, explicita, a comitiva mantém-se com foco no espírito de missão e a confiança de que muito em breve retomará o caminho rumo aos Jogos da CPLP.
“Unidos pelo desporto e pela amizade entre nações. Juntos nós somos um só!”, concluiu a comunicação do IDJ.
A delegação cabo-verdiana que seguia viagem para Timor-Leste, via Bali (Indonésia), visando à sua participação nos Jogos da CPLP, viu-se obrigada a regressar a Luanda, devido à não autorização de aterragem no aeroporto de destino.
O comunicado do IDJ tinha avançado que “as autoridades de Cabo Verde, em articulação com os representantes de Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe, países com delegações a bordo do mesmo voo, estão a envidar todos os esforços para garantir o mais breve possível o retomar da viagem”.
A delegação cabo-verdiana aos XII Jogos Desportivos da CPLP é constituída por 50 jovens atletas sub-18 e 12 treinadores, distribuídos por seis modalidades, designadamente atletismo, voleibol de praia, basquetebol 3x3, xadrez, desporto adaptado, karaté e futebol.
Cabo Verde também marca presença com sete árbitros, uma equipa médica composta por um médico e três fisioterapeutas, e dois chefes de missão.
SR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar