Cidade da Praia, 14 Jul (Inforpress) – O professor Elter Carlos lançou hoje na Praia o livro “Raiz di Polon- A Dança Contemporânea Cabo-verdiana como Forma de Expressão Filosófica” que propõe preencher uma lacuna nos estudos culturais e artísticos do arquipélago sobre esta temática.
O também ensaísta explicou à imprensa que o livro propõe preencher uma lacuna importante nos estudos culturais e artísticos do arquipélago, especialmente no que diz respeito à dança contemporânea sob uma perspectiva filosófica.
“Então, eu dou um contributo a partir da minha área de formação, que é a filosofia. Portanto, eu faço neste livro uma filosofia da dança contemporânea cabo-verdiana, estudo de caso os Raiz de Polón”, afirmou.
O nome do grupo Raiz de Polon, que é referência direta ao título do livro, é explicado como uma busca pelas raízes profundas da cultura cabo-verdiana simbolizadas pela árvore centenária “Polon”.
Segundo o autor, o estudo abarca a análise de cinco peças do grupo observadas e discutidas em entrevistas com bailarinos e coreógrafos, promovendo uma abordagem filosófica da dança contemporânea cabo-verdiana, para além de pesquisas.
Para Elter Carlos a dança e a filosofia estão inter-relacionadas justamente porque o próprio “corpo dançante, o corpo em movimento é um corpo pensante”.
“Porque quando o bailarino, por exemplo, o Raiz di Polón, neste caso, sobe ao palco para ensinar ou para exercer uma encenação de dança ou teatral não é um mover do corpo qualquer. O corpo pensa, é um corpo dançante que é um corpo pensante”, sustentou.
Como exemplo, justificou que no passado histórico-cultural cabo-verdiano foram proibidas algumas danças tradicionais cabo-verdiana como o batuco e a tabanca justamente porque há um pensamento por detrás disso.
A obra, publicada em Portugal faz agora sua estreia em Cabo Verde e é destinada a um público diversificado que inclui acadêmicos, professores do ensino básico e secundário, artistas e pesquisadores interessados na interseção entre filosofia, dança, história e cultura cabo-verdiana.
Além deste livro, o professor universitário tem mais dois livros publicados, sendo o primeiro “Filosofia, Artes e Literatura-Uma Abordagem sobre a Formação Poética, Literária e Estética do Povo Cabo-verdiano” e o outro “Filosofia da Educação, em Paulo Freire”.
ET/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar