Espargos, 26 Abr (Inforpress) – A ilha do Sal vai acolher na próxima segunda-feira, 28, uma conferência alusiva ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho em homenagem a todas as vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais.
O acto a ser presidido pelo o ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire , conforme uma nota enviada ao Inforpress, enquadra-se no âmbito das actividades da XII Semana Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, e acontece no Salão Nobre da Câmara Municipal do Sal.
Sob o lema “Trabalho seguro e mente saudável: um compromisso de todos”, conforme o mesmo documento, a iniciativa visa “fomentar uma cultura de prevenção enraizada no tecido laboral cabo-verdiano”, promovendo o compromisso colectivo com um futuro mais seguro, justo e humano no trabalho.
“O exercício de qualquer actividade profissional está sujeito a determinados riscos que podem provocar acidentes de trabalho ou doenças profissionais. Assim, pretende-se promover a discussão das matérias relacionadas com a segurança e saúde no trabalho incutindo nos trabalhadores, entidades empregadoras e na sociedade em geral uma cultura de prevenção e segurança no trabalho”, diz o documento.
A OIT (Organização Internacional do Trabalho) estima que anualmente ocorram 2,3 milhões de mortes decorrentes de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho. Uma média de 6300 mortes por dia, e que 4% do PIB mundial é gasto por causa dos acidentes de trabalho.
Cabo Verde também regista anualmente muitos acidentes de trabalho e alguns dos quais mortais, principalmente no sector da construção civil.
“Por isso, nunca é demais a promoção dessas actividades, com a finalidade de discutir e sensibilizar os vários sujeitos das relações jurídicas laborais e a sociedade em geral, sobre a importância da segurança e saúde no trabalho”, concluiu.
Durante a conferência serão debatidos quatro painéis, o primeiro sobre “Saúde Mental: Riscos e Caminhos para enfrentar os novos desafios”, o segundo painel debruça na “Saúde e Segurança no Trabalho no setor da Hotelaria”, seguido pelo painel que fala sobre “O Ambiente de Trabalho e as Doenças Profissionais”.
O último painel vai abordar a questão do assédio no ambiente de trabalho e os seus impactos na saúde física e mental.
NA/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar