Assomada, 26 Jan (Inforpress) – A vereadora responsável pelo sector do Saneamento e Educação no município de Santa Catarina, Aureliana Brito, apelou hoje a um “djunta-mon” (juntar as mãos, em português) de todos para a construção de um município mais limpo.
Esta responsável falava à imprensa à margem da mega campanha de limpeza realizada pela Câmara Municipal de Santa Catarina, na cidade de Assomada e arredores, com o intuito de assinalar o Dia Mundial da Educação Ambiental, comemorado hoje, 26 de Janeiro.
Na ocasião, a vereadora avançou que na área de saneamento, as perspectivas da nova equipa camarária são várias, tendo dado o pontapé de saída com esta mega campanha de limpeza, para assim se iniciar um novo ciclo neste sector.
Para 2025, além de trabalhar juntamente de outros parceiros, principalmente o sector da educação, pretendem também trabalhar com todas as forças vivas para sensibilizar toda a sociedade e trabalhar na educação ambiental, defendendo que o saneamento é também uma questão de educação.
Para manter a cidade e o município mais limpo, o sector do saneamento prevê a aquisição de mais carros para a recolha de lixo, mas também aumentar o número de contentores nas localidades e trabalhar junto dos munícipes um plano para a recolha de lixo domiciliar.
No mercado municipal, Aureliana Brito informou que juntamente das vendedeiras e funcionárias do local vão trabalhar numa melhor organização das bancas e do aspecto do saneamento do local, reforçando igualmente que serão feitas intervenções no sentido de resolver o problema de infiltração de água no espaço que é um dos maiores constrangimentos.
Nesta campanha, avançou que contaram com cerca de 250 pessoas, desde grupos religiosos, da saúde, bombeiros, protecção civil, funcionários da câmara, voluntários da Cruz Vermelha e munícipes em geral.
Justificou que esta campanha é a resposta à uma solicitação dos munícipes santa-catarinenses e o envolvimento dessas forças vivas demonstram o interesse de todos em querer e lutar para um município mais limpo e saudável.
Hoje, a mega campanha abrangeu várias comunidades em Assomada centro, nomeadamente, Cumbém, centro da cidade, Achada Riba, Nhagar, Chã de Santos, Cabeça Carreira, Bolanha, entre outras localidades, mas depois vai ser alargada a outras localidades como Rincão, Porto Ribeira da Barca, Achada Lém, pois segundo esta responsável vai ser feita de forma frequente.
O Dia Mundial da Educação Ambiental é comemorado anualmente a 26 de Janeiro e visa fomentar uma maior consciencialização sobre a necessidade de proteger o ambiente através da educação.
Instituída em 1975, pelas Nações Unidas, a data surge através da “Carta de Belgrado”, redigida no final de um encontro realizado na capital da ex-Jugoslávia.
MC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar