São Nicolau: Cruz Vermelha destaca papel dos idosos e inaugura novo Centro de Dia na Ribeira Brava

Inicio | Sociedade
São Nicolau: Cruz Vermelha destaca papel dos idosos e inaugura novo Centro de Dia na Ribeira Brava
01/10/26 - 09:16 pm

Ribeira Brava, 01 Out (Inforpress) – O presidente da Cruz Vermelha de Cabo Verde, Arlindo de Carvalho, destacou hoje o papel dos idosos como detentores de experiência, conhecimento e sabedoria, defendendo a criação de condições para que continuem a contribuir para as comunidades.

Arlindo de Carvalho falava na inauguração das novas instalações do Centro de Dia de Idosos da Ribeira Brava, realizada no âmbito do Dia Internacional das Pessoas Idosas, ocasião que considerou importante para reconhecer o contributo das gerações que antecederam as actuais.

“Os nossos idosos merecem atenção, merecem cuidado”, afirmou, acrescentando que, para além dessa dimensão, representam “um capital humano muito importante”, pela experiência e pelos conhecimentos acumulados ao longo da vida.

Segundo o presidente da Cruz Vermelha, é necessário preservar esse património e criar condições para que as experiências sejam partilhadas e os ensinamentos transmitidos às novas gerações, permitindo que os idosos continuem a contribuir para as comunidades.

Sobre o novo Centro de Dia, Arlindo de Carvalho salientou que o seu valor ultrapassa a dimensão material e física, por representar um espaço onde a humanidade, a convivência e a felicidade devem encontrar lugar.

“É um sítio onde a humanidade vai reinar, onde a felicidade vai encontrar um espaço e, sobretudo, onde os velhos poderão também partilhar a sua experiência, os seus conhecimentos com as novas gerações”, afirmou.

O responsável destacou igualmente o trabalho desenvolvido pelos voluntários e colaboradores da Cruz Vermelha de Cabo Verde, considerando que a instituição tem estado presente no apoio às populações, tanto em situações de emergência como na promoção dos valores humanitários.

Por sua vez, a presidente da Direcção do Conselho Local da Cruz Vermelha na Ribeira Brava, Silvestra Fortes, considerou a inauguração do centro “um passo importante” no compromisso da instituição com o bem-estar, a protecção, a inclusão e uma vida mais digna para os idosos.

“Este espaço deverá ser mais que um edifício. Queremos que seja um lugar de acolhimento, convivência, carinho, respeito e esperança, onde cada idoso se sinta valorizado, ouvido e respeitado”, afirmou.

Silvestra Fortes reafirmou o compromisso da Cruz Vermelha de Cabo Verde, através do Conselho Local da Ribeira Brava, em continuar ao lado das pessoas que mais precisam, contando, para isso, com o apoio dos voluntários, instituições parceiras e da comunidade.

O novo Centro de Dia de Idosos da cidade da Ribeira Brava passa a chamar-se “Centro Maria Helena Spencer”, em homenagem à antiga presidente do Conselho Local e membro do Conselho Superior da Cruz Vermelha de Cabo Verde, em reconhecimento pelo seu percurso e contributo para a instituição e para a comunidade.Durante a cerimónia, Maria Helena Spencer, que dedicou mais de três décadas ao voluntariado na Cruz Vermelha, afirmou que a homenagem representa um reconhecimento importante pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos.

Visivelmente satisfeita com a distinção, Maria Helena Spencer considerou particularmente significativo o facto de a homenagem ter ocorrido em vida.

WM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar