Autárquicas 2024/Santa Catarina: Matadouro central é a proposta do S-SAT para o sector da pecuária

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/Santa Catarina: Matadouro central é a proposta do S-SAT para o sector da pecuária
27/11/24 - 01:18 pm

Assomada, 27 Nov (Inforpress) – A instalação de um matadouro central para abate de animais e transformação de carne, em Santa Catarina, é uma das propostas da candidatura independente Santa Catarina Sempre e Acima de Tudo (S-SAT) para o sector da pecuária. 

Félix Cardoso, que falava em declarações à Inforpress, adiantou que caso vença as eleições de 01 de Dezembro vai implementar este projecto nesse município do interior de Santiago, que já é do conhecimento dos agricultores e criadores de gado.

Conforme lembrou, tendo em conta que Santa Catarina é o primeiro produtor de gado bovino e caprino e único no país que realiza duas feiras para vendas de animais, quarta-feira e sábado, pretendem com este projecto proteger os animais, os produtores e a riqueza de desse município santiaguense.

Félix Cardoso acrescentou que a partir desse matadouro passa-se a ser feito o abate, transformação e distribuição de carnes para todas as ilhas de Cabo Verde.

“Se os criadores de gado venderem os seus animais no matadouro central e for transformado em indústria de carnes, a nossa carne vai ser uma marca para Santa Catarina e com qualidade. É possível faze-lo e temos investidores interessado”, concretizou.

Acrescentou ainda que se pretende ainda com este projecto melhorar a raça animal para que se tenha mais animais, mais leite e mais carnes e de qualidade.

O líder do grupo independente propôs para a pecuária a criação de fábricas de queijos em todas as localidades do concelho com grande concentração de gado, como bovino e caprino, que, no seu entender, vai permitir criar emprego e um rendimento diário aos criadores na venda de leite. 

Já para agricultura, avançou que já está a trabalhar com parceiros do Brasil e Portugal, para desenvolver uma agricultura moderna, inteligente e para que o município produza produtos de qualidade.

Para tal, Cardoso avançou que vai apostar na formação de jovens e captação de água, assegurando que Santa Catarina tem muita água, o que tem faltado é visão e má gestão desse líquido.

Em Santa Catarina, além de Félix Cardoso (S-SAT), concorrem ao cargo de presidente da câmara, Adelgisa Monteiro (UCID), Armindo Freitas (PAICV) e Jacinto Horta (MpD).

Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV obteve o controlo de oito.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar