Cidade da Praia, 05 Ago (Inforpress) – A Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA) justificou hoje a transferência do campeonato nacional sénior masculino, que estava previsto para o Tarrafal de Santiago, para a cidade da Praia, devido à falta de parcerias e patrocínios para a sua realização.
Em declarações à Inforpress, a presidente da FCA, Ângela Almeida, explicou que a federação tem a "sempre vontade" de descentralizar os campeonatos e outras actividades da modalidade para outros municípios, mas que a falta de interesse de instituições e câmaras municipais em patrocinar os eventos é um "entrave".
“Não temos parceiros no Tarrafal que possam sustentar este evento. Queremos descentralizar a modalidade de andebol para outras regiões para dar uma outra face aos adeptos e ainda promover a expansão da mesma a nível nacional”, manifestou, ressalvando que para tal é necessário o estabelecimento de parcerias.
Ângela Almeida reconheceu que existem reclamações de dirigentes desportivos de outras regiões sobre a concentração dos campeonatos na capital, mas esclareceu que a situação não se deve a uma "falta de vontade" de ir a outros municípios.
“Queremos fazer tudo para o bem desta modalidade de uma forma sustentável”, afirmou, ressaltando que a federação não tem condições ainda para organizar um campeonato sozinha.
A presidente da FCA explicou que para fazer este evento no Tarrafal, a federação tinha que ter parcerias e protocolos com instituições, incluindo a Câmara Municipal de Tarrafal e que a realização do evento na Praia, é “mais fácil” devido ao número de parcerias já existentes.
Ângela Almeida aproveitou para apelar, mais uma vez, às entidades privadas e públicas, bem como a sociedade civil, para que apoiem e valorizem o desporto nacional, que considera uma “mais valia para a vida social e de saúde” dos jovens.
O campeonato nacional sénior feminino decorrerá de 18 a 25 de Agosto, e o masculino de 01 a 08 de Setembro.
DG/CP
Inforpress/Fim
Partilhar