Desporto


12-05-2024 10:39

Nova Sintra, 12 Mai (Inforpress) – O treinador da equipa do Morabeza garantiu hoje que a sua equipa vai representar a ilha Brava da melhor forma possível, apesar de jogar fora de casa.

O jogo, a ser disputado hoje, irá contar para a segunda jornada do campeonato nacional, grupo B, e, em declarações à Inforpress, o técnico Nêy Lokô salientou que o adversário é uma equipa bastante complicada e fisicamente forte.

“É uma jornada difícil, tendo em conta que o Barreirense é uma equipa que tem uma boa estrutura, juntamente com o seu técnico, pois já tínhamos jogado no ano passado com esta equipa, numa outra competição, onde acabaram por nos eliminar na “final-four”, em São Vicente” considerou.

De acordo com este treinador, o objectivo do Morabeza hoje é conseguir pontos fora de casa, respeitando o adversário que também, segundo o mesmo, de certeza quer conseguir pontos, mas garantiu que a sua equipa vai jogar com o pensamento na vitória.

“Já demonstramos que a equipa do Morabeza da Brava tem capacidade de praticar um bom futebol e disputar de igual para igual com qualquer equipa a nível nacional”, finalizou.

É de realçar que a partida estava marcada para sábado, às 16:00, no Estádio Dau d'Segunda, na ilha do Maio, mas devido ao cancelamento, na sexta-feira, do voo Praia/Maio, a partida foi reagendada para hoje às 15:00, possibilitando, assim, que a delegação do Morabeza regresse no voo Maio/Praia, do mesmo dia.

O jogo vai ser dirigido por um trio de arbitragem de Santo Antão, comandado por Emanuel dos Santos, tendo como assistentes Francisco Duarte e Ronilson da Luz.

No outro jogo do grupo B, o Varandinha empatou este sábado, no Estádio Municipal do Tarrafal de Santiago, com o Palmeira do Sal, sendo que neste momento ambas as equipas somam dois pontos cada, e aguardam pelo desfecho do jogo entre o Barreirense e o Morabeza.

DM/HF

Inforpress/Fim

11-05-2024 22:16

Porto Novo, 11 Mai (Inforpress) - A equipa dos Sanjoanenses voltou a perder no campeonato nacional de futebol, diante do Boavista da Praia, por 2-1, em jogo a contar para a segunda jornada do Grupo C, disputado hoje no estádio municipal do Porto Novo.

Os anfitriões de Ribeira das Patas inauguraram o marcador aos 34 minutos da primeira parte por intermédio de Kevy e dois minutos depois, aos 36 minutos Wi, do Boavista, restabeleceu a igualdade, 1-1, resultado que se manteve até ao intervalo da partida.

Na etapa complementar, aos 90+7, Stopira fez o golo da vitória 2-1.

Com este resultado o Boavista da Praia lidera o Grupo C com seis pontos, seguido do Derby e Ultramarina, ambos com três, e na última posição está o Sanjoanenses que ainda não pontuou.

O campeonato nacional, cujo arranque estava agendado para o último fim de semana de Abril, teve um adiamento devido a problemas de transporte inter-ilhas, pelo que a final, marcada para 05 de Julho no Estádio Nacional, na Praia, poderá também ser adiada.

LFS/CP

Inforpress/Fim

11-05-2024 20:57

Mindelo, 11 Mai (Inforpress) – O Derby venceu hoje a Ultramarina de São Nicolau por 4-1 em jogo do Campeonato Nacional de Futebol disputado no Estádio Adérito Sena, em São Vicente, e que serviu  para confirmar o favoritismo da equipa que jogava em casa.

Derby, que vinha de uma derrota, na Ccdade da Praia, frente ao Boavista, entrou no jogo bem mais ofensivo que o seu adversário e logo aos 11 minutos, Rodrigo, melhor goleador do Soncent Superliga, abriu o marcador.

Rodrigo voltou a marcar aos 25 minutos.

Em destaque na partida, o avançado Rodrigo também foi o autor do passe para o golo de Thiago, aos 40 minutos, que fixou o marcador em 3-0 a favor do Derby, até final da primeira parte.

Na segunda parte, apareceu uma Ultramarina bem mais atacante, mas ainda assim seria a equipa de São Vicente a alargar o resultado por 4-0, com lance concretizado por Tói de Salamansa, aos 56 minutos.

Num jogo, que contou com casa meio cheia, e alguns adeptos da Ultramarina, a equipa de São Nicolau fez reduzir a desvantagem, aos 81 anos, pelos pés de Kevinny, em jogada de contra-ataque.

No final da partida, o treinador do Derby, em reacção à imprensa, disse ser normal serem favoritos ao jogarem em casa e, por isso, queriam mesmo essa vitória e ficar somente a três pontos do primeiro classificado do grupo.

“Conseguimos, Derby fez um bom jogo e entrou com a mentalidade do regional e tudo correu bem, graças a Deus, e os rapazes estão de parabéns”, considerou Pepa Ramos, para quem os seus jogadores conseguiram “interpretar bem” o adversário.

Entretanto, sustentou, para o próximo embate, que será frente ao Sanjoanenes de Porto Novo, Santo Antão, perspectiva um “jogo difícil” contra uma equipa que não pontuou ainda e após perder para a Ultramarina no arranque do campeonato, sofreu hoje, em sua casa, sua segunda derrota  imposta pelo Boavista, da cidade da Praia.

Da parte da Ultramarina, o treinador Alexandre Ramos negou prestar declarações à imprensa.

As duas equipas fazem parte do Grupo C, do campeonato nacional de futebol, que agora tem a liderança da Boavista, com seis pontos,  Derby e Ultramarina têm os mesmos três pontos e Sanjoanenses ainda não pontuou.

LN/CP

Inforpress/Fim

11-05-2024 20:19

Tarrafal, 11 Mai (Inforpress) - O Varandinha recebeu hoje, no Estádio Municipal do Tarrafal, o Palmeiras do Sal e averbou o segundo empate (2-2) consecutivo, em jogo da segunda jornada do Grupo B do Campeonato Nacional de Futebol.

Apesar de terem feito um “bom jogo”, os comandados de Tchober não foram além do empate a duas bolas, com Palmeiras do Sal, campeão em título, que conseguiu dar a volta ao resultado depois de estar a perder por 2-0.

Na jornada inaugural, ambas as equipas tinham empatado, sendo Varandinha ante Morabeza da Brava e Palmeiras com Barreirense do Maio por 1-1.

Com este resultado ambas as equipas somam dois pontos cada, e aguardam pelo desfecho do jogo entre o Barreirense e a Morabeza, que foi reagendado para domingo, 12, devido ao cancelamento, na sexta-feira, do voo VR4071 Praia/Maio.

FM/CP

Inforpress/Fim

11-05-2024 20:09

Assomada, 11 Mai (Inforpress) – A presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina inaugurou hoje as obras de reabilitação da placa desportiva de Cruz Grande e do seu entorno e prometeu instalar parque infantil e ‘fitness park’ nos “próximos dias”.

Jassira Monteiro falava à imprensa momentos antes da inauguração desse equipamento desportivo, enquadrada no âmbito das festividades do Dia da Cidade de Assomada e sua santa padroeira Nossa Senhora de Fátima, celebrado a 13 de Maio, e que este ano assinala os 23 anos de elevação à categoria de cidade.

A edilidade, segundo ela, quis associar esta inauguração às festividades de 13 de Maio para mostrar que esta festa não é celebrada somente em Assomada e que a sua elevação à categoria de cidade é motivo de orgulho para todos os santa-catarinenses.

Relativamente à placa desportiva, ora inaugurada, disse que a intervenção feita com recursos próprios da câmara visou atender uma reivindicação antiga dos desportistas, jovens e da comunidade em geral, e por isso tinha que concretizá-la para que a mesma possa criar uma nova centralidade nessa zona da vila de Achada Falcão. 

Ou seja, continuou, que a infra-estrutura vai servir a comunidade de Cruz Grande, o município no seu todo, os jovens e a própria Escola Secundária Armando Napoleão Fernandes para actividades desportivas, culturais e momentos de encontro e lazer com a requalificação do seu entorno.

Sobre a requalificação do seu entorno com espaços verdes, financiada pelo Fundo do Ambiente, comprometeu-se a instalar ‘fitness park’ e parque infantil nos “próximos dias”.

Jassira Monteiro, que é a única mulher a liderar uma câmara no país, acrescentou ainda que a infra-estrutura que contempla bancadas e balneários/casas de banho, estando equipado para a prática do futsal, andebol, basquetebol e voleibol, vai ajudar a descentralizar as actividades desportivas no polivalente do centro da cidade de Assomada.

Perante os moradores que se mostraram contentes por verem novamente este bem público reabilitado, algo outrora impensável, a autarca santa-catarinense pediu-lhes para preservarem este equipamento desportivo para que possam reabilitar outras infra-estuturas semelhantes em outras localidades.

Para assinalar as festividades de 13 de Maio, foi preparado um leque de actividades culturais, com destaque para o “Festival 13 de Maio, que arranca hoje à noite, e desportivas que arrancaram desde meados de Abril, e terão o seu ponto alto dia 13 de Maio, com um missa em honra a santa padroeira da cidade, Nossa Senhora de Fátima.

FM/CP

Inforpress/Fim

11-05-2024 19:54

Cidade da Praia, 11 Mai (Inforpress) - A Académica Praia goleou hoje no Estádio da Várzea, os Estrelas dos Amadores de Santiago Norte por 4-1, e é a primeira equipa a apurar-se no “final-four” da Taça de Cabo   Verde, em futebol.

Em partida referente à segunda eliminatória da competição, o jovem extremo Marcinho foi o “Homem do Jogo” ao fazer dois golos em momentos cruciais do encontro.

A história dos golos começou logo aos dois minutos com Panduru a inaugurar o marcador, Demba Ba marcou o 2-0, e o médio Bonga, do Estrela dos Amadores, fez o 2-1 e apareceu Marcinho para ampliar o marcador para 3-1, ainda na primeira parte.

Na etapa complementar, a Académica da Praia geriu o resultado e Marcinho fez o 4-1 final, carimbando o passaporte para a “final-four” da Taça de Cabo Verde

Para chegar a esta fase da competição, a Académica da Praia eliminou o Vulcânico, do Fogo, nas grandes penalidades [4-3], depois de um empate a uma bola durante o tempo regulamentar.

De referir que ainda faltam por disputar  dois jogos da primeira fase [Académica da Praia e Barreirense do Maio - Palmeira do Sal], que foram adiados por motivos de ligação aérea entre ilhas.

O Paulense de Santo Antão Norte, que eliminou, na primeira fase da prova, o Atlético de São Nicolau nas grandes penalidades (3-2), tem encontro marcado com a Juventude da Boa Vista na segunda eliminatória.

Da fase preliminar e da segunda eliminatória sairão os quatro clubes apurados para a “final-four”, cujos jogos realizam-se nos dias 29 e 30 (meias-finais) e final no 1º de Junho, na Ilha do Sal.

A Académica do Mindelo é a equipa detentora da Taça de Cabo Verde.

OM/CP

Inforpress/Fim

11-05-2024 15:25

Cidade da Praia, 11 Mai (Inforpress) - O jogo entre o Barreirense do Maio e a Morabeza da Brava, referente à segunda jornada do campeonato nacional de futebol, foi reagendado para domingo, 12, devido ao cancelamento, na sexta-feira, do voo VR4071 Praia/Maio.

A partida, referente ao grupo B, estava marcada para hoje, às 16:00, no Estádio Dau d'Segunda, na ilha do Maio, e a comitiva da Morabeza está desde quinta-feira, 09, na cidade da Praia.

"Em virtude do cancelamento do voo VR4071 Praia/Maio, 16:00/16:20 de 10 de Maio de 2024, por parte da Cabo Verde Airlines (CVA), a realização do jogo N.º 10, Barreirense - Morabeza da 2ª Jornada marcada para o dia 11 de Maio, sábado, às 16:00, foi cancelada", explica a Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF) em comunicado. 

Entretanto, esclarece, que recebeu uma nova comunicação da CVA que confirma a programação de um voo Praia/Maio, para hoje com partida da Praia às 16:30, "o que viabiliza a realização do jogo para domingo, 12”.

"Face à confirmação do voo Praia/Maio, para hoje, e em concertação com a direcção das duas equipas, ao abrigo do regulamento do Campeonato Nacional, o jogo Barreirense - Morabeza será disputado, às 15:00, do dia 12 de Maio, domingo, possibilitando, assim, que a delegação do Morabeza regresse no voo Maio/Praia, do mesmo dia", esclarece a FCF.

No outro jogo do grupo B, o Varandinha recebe hoje, no Estádio  Municipal de Tarrafal de Santiago, o Palmeira do Sal.

Jogos da segunda jornada: 

Grupo A:

Sábado, 11, 16:00:  Juventude – Académico do Sal

Domingo, 12, 16:00:  Rosariense – Académica do Fogo

Grupo B:

Sábado, 11, 16:00:  Varandinha – Palmeira e domingo, 12, 15:00: Barreirense – Morabeza

Grupo C:

Sábado, 11, 16:00:  Derby – Ultramarina e Sanjoanenses – Boavista da Praia

OM/CP

Inforpress/Fim 

11-05-2024 13:48
11-05-2024 13:14
11-05-2024 10:09

Cidade da Praia, 11 Mai (Inforpress) - Trinta e cinco ciclistas participam este domingo, no Giro Praia 2024, prova de ciclismo organizada anualmente pela associação regional da modalidade.

De acordo com a organização, a prova, de 110 quilómetros, tem como partida e meta no Largo do Estádio da Várzea, na Praia, e duas voltas a São Francisco. 

Os participantes, de quase todas as ilhas do arquipélago, vão concorrer nas categorias de Jovens (menores de 23 anos), Elite (sénior) e Master (maiores de 40 anos). 

Na edição anterior, Eliezer Soares foi o grande vencedor da prova, numa competição que contara com a participação de 33 ciclistas. 

A prova acontece âmbito das festividades do Município da Praia, efeméride que se celebra a 19 de Maio.

OM/CP

Inforpress/Fim

10-05-2024 21:50

Cidade da Praia, 10 Mai (Inforpress) – O atleta cabo-verdiano Samuel Freire é o primeiro atleta nacional a garantir a presença nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, informou hoje o Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC).

Na sua página oficial, o COC precisa que o maratonista cabo-verdiano conseguiu a qualificação através de um lugar de “universalidade” atribuído pela World Athletics, que é o órgão que  gere o  atletismo a nível mundial.

Samuel Freire, bolseiro da Solidariedade Olímpica, é recordista nacional da maratona, com o tempo de 2 horas 11 minutos 01 segundos, conseguido em Sevilha, no passado mês de Fevereiro.

Os Jogos Olímpicos de Paris´2024 serão realizados naquela cidade francesa, de 26 de Julho a 11 de Agosto.

Esta será a sexta edição dos Jogos Olímpicos realizados em França e serão a primeira edição fora de um país do Extremo Oriente em seis anos e a primeira na União Europeia em doze anos, quando Londres (Inglaterra) sediou os Jogos Olímpicos de 2012.

OM/HF

Inforpress/Fim 

10-05-2024 17:40

Porto Novo, 10 Mai (Inforpress) – O treinador dos Sanjoanenses, Gunga Fonseca, garantiu hoje que a sua esquipa está preparada para vencer o jogo da segunda jornada do campeonato nacional de futebol, ante ao Boavista no Estádio Municipal do Porto Novo.

A partida está marcada para sábado, às 16:00, e conforme o treinador da equipa de Ribeira das Patas, a sua casa é a sua fortaleza, e os seus pupilos irão aproveitar ao máximo a vantagem de conhecer o espaço do jogo.

“Jogaremos perante o nosso publico que é bastante emotivo e estamos conscientes que para conseguirmos um resultado positivo e conquistar os primeiros três pontos, temos que ter um Sanjoanenses muito concentrado”, salientou.

Gunga Fonseca afirmou que a sua equipa sabe e está ciente do um adversário que teoricamente é “bastante” forte, mas, como todos os adversários fortes também tem pontos fracos e dessa forma que pensam derrotar o Boavista.

O timoneiro avisou ainda que o Sanjoanense está em “máxima força” e preparada para vencer todos os jogos e a partida deste sábado não foge à regra.

O campeonato nacional, cujo arranque estava agendado para o último fim de semana de Abril, teve um adiamento devido a problemas de transporte inter-ilhas, pelo que a final, marcada para 05 de Julho no Estádio Nacional, na Praia, poderá também ser adiada.

Jogos da segunda jornada:

Grupo A:

Sábado, 11, 16:00:  Juventude – Académico do Sal

Domingo, 12, 16:00:  Rosariense – Académica do Fogo

Grupo B:

Sábado, 11, 16:00: Varandinha – Palmeira e Barreirense – Morabeza

Grupo C:

Sábado, 11, 16:00:  Derby – Ultramarina e Sanjoanenses – Boavista da Praia

LFS/CP

Inforpress/Fim

Exibindo 1 para 12 de 60