Ver Noticias

Porto Novo: Autarquia trabalha com associações de pescadores para promover “práticas sustentáveis” de pesca

Brava: População bravense diz sentir-se mais seguro com chegada de ambulância

Brava: População diz-se “mais segura” com aquisição de ambulância por parte da Delegacia de Saúde

Portugal: Presidente da câmara de Sines destaca receptividade de artistas de Cabo Verde em festival multicultural

Natação: Nadadores cabo-verdianos já se encontram parcialmente em Luanda para o Campeonato Africano

Porto Novo/Autárquicas 2024: Engenheiro João Fonseca lidera lista do PAICV à assembleia municipal

Porto Novo, 28 Abr (Inforpress) - O engenheiro João Fonseca é o candidato do PAICV a presidente da Assembleia Municipal do Porto Novo nas eleições autárquicas de 2024, tendo sido apresentado este sábado aos militantes neste município.

A informação foi confirmada à Inforpress pelo primeiro secretário do PAICV no sector do Porto Novo, Jairson Tavares, que avançou que as estruturas do partido aproveitaram uma assembleia de militantes, este sábado, para a apresentação dos candidatos a presidente da edilidade porto-novense e da assembleia municipal, Elisa Pinheiro e João Fonseca, respectivamente.

Elisa Pinheiro tinha sido anunciada na sexta-feira pelo presidente do PAICV, conjuntamente com os outros candidatos a presidente de câmara deste partido nas eleições municipais deste ano.  

Com a apresentação aos militantes dos dois candidatos, o PAICV, conforme Jairson Tavares, deu “início a uma nova largada e uma nova forma de fazer política com o objectivo de libertar o município do Porto Novo do marasmo em que se encontra mergulhado”.

“Trata-se de uma candidatura com aposta clara na vitória para servir todos os porto-novenses sem descriminação. Nunca como agora Porto Novo precisou tanto de uma mudança e uma nova visão”, notou o líder local do principal partido da oposição.

JM/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

Presidentes do Quénia e Banco Mundial procuram mais financiamento para África

Nairobi, 29 Abr (Inforpress) - O líder do Banco Mundial e o Presidente do Quénia lideram hoje uma cimeira em Nairobi destinada a angariar fundos para a Associação Internacional do Desenvolvimento (IDA) aumentar o financiamento aos países africanos mais pobres.

"Os líderes africanos vão reunir-se em Nairobi para uma cimeira de chefes de Estado destinada a aumentar o apoio ao desenvolvimento económico de África", lê-se na nota enviada à Lusa, que dá conta da importância da IDA no financiamento do desenvolvimento dos países mais pobres no continente, que incluem todos os países lusófonos com exceção de Angola e Guiné Equatorial.

"A IDA vai ser crítica neste esforço, ajudando a melhorar aspetos fundamentais, como a energia, saúde e infraestrutura, que são essenciais ao desenvolvimento", aponta-se no texto, no qual se explica que os líderes vão debater como maximizar o impacto da IDA durante o seu processo de reabastecimento.

Este processo acontece periodicamente e caracteriza-se pela entrega de fundos por parte dos doadores, para depois a IDA os distribuir ou investir nos países mais pobres e em áreas que mais eficazmente melhorem as condições socioeconómicas das populações.

No caso dos países lusófonos, são elegíveis para financiamentos por parte desta entidade do Banco Mundial Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Moçambique, já que Angola e Guiné Equatorial, por serem países de rendimento médio, não têm acesso aos fundos da IDA.

"Construir um futuro mais risonho, e garantir um reabastecimento ambicioso da IDA para lá chegar, requer uma frente unida", acrescenta-se ainda no comunicado, em que se anuncia uma "poderosa coligação de parceiros", incluindo líderes da sociedade civil e do setor privado, como a Bridgewater Associates, Global Citizen, Jacobs Ladder Africa, One Campaign, entre outros.

Com a duração de um dia, a cimeira é organizada em conjunto pelo Quénia e pelo Banco Mundial, sendo inaugurada pelos presidentes destas instituições, William Ruto e Ajay Banga, respetivamente.

Inforpress/Lusa

Fim

Ler mais
Metereologia

VÍDEOS

Brava: População bravense diz sentir-se mais seguro com chegada de ambulância

Nova Sintra, 29 Abr (Inforpress) – Munícipes da ilha Brava disseram hoje que se sentem mais seguros com a chegada da ambulância que a Delegacia de Saúde recebeu do Governo, tendo em conta que o mesmo tem excelentes equipamentos.

Em declarações à Inforpress, David Gomes enalteceu a acção do Governo e salientou que, algum tempo atrás, a ilha tinha vários problemas relacionados com o transporte de doentes, mas admitiu que a situação melhorou bastante com a chegada da Guarda Costeira.

“A partir de agora as coisas vão melhorar ainda mais, tendo em conta que, com esta nova ambulância, teremos todas as condições necessárias, visto que o veículo possui equipamentos que serão de grande valia na assistência aos doentes”, disse.

Já a farmacêutica Evaldina Gonçalves também considerou ser “muito bom” a aquisição da ambulância, tendo em conta que a ilha precisava bastante do veículo.

“Espero que a Delegacia de Saúde faça bom uso da ambulância e nós como munícipes congratulamos bastante com este feito e a partir de agora é claro que estamos a sentir mais seguros”, sublinhou.

Por seu turno, Marcos Soares que também partilha da mesma opinião salientou que esta ambulância é uma mais valia para o concelho, uma vez que o veículo possui equipamentos “sofisticados” e que de certeza ajudará a colmatar várias situações.

“Nós como cidadãos bravense só temos de agradecer ao Governo e à Delegacia de Saúde pela ambulância, pois penso que é a Brava que vai ficar a ganhar com este veículo que é bem equipado e tem as condições necessárias para transportar doentes”, finalizou.

DM/HF

Inforpress/Fim

Ler mais

São Filipe’2024: Garry leva multidão ao rubro na segunda noite do festival

Fogo, 28 Abr (Inforpress) - O público vibrou por mais de uma hora ao som do artista cabo-verdiano Garry, que recordou os sucessos da carreira, actuando pela terceira vez consecutiva no festival São Filipe 2024.

Em entrevista à Inforpress, o artista avançou que foi recebido com “muito carinho” pelo público, num “momento espetacular”, tendo prometido trazer músicas novas sempre que pisar no palco pelas festividades do município.

“Aqui as pessoas gostam da minha música, demonstram isso todos os dias, recebi muito carinho das crianças e também pessoas mais jovens, então é uma bênção e agradeço muito a este público” expressou, adiantando o lançamento de um single no mês de maio.

 O mesmo aproveitou a ocasião para agradecer à organização por mais este festival, um espetáculo que caracterizou de “magnífico” em comemoração do Santo Filipe.

Próximo das 04:00 subiu ao palco o artista angolano Don Kikas cantando os grandes sucessos da carreira, tendo recordado a primeira participação em Cabo Verde em 1998.

 O encerramento da segunda noite do festival São Filipe 2024 esteve ao cargo do grupo de funaná Ferro Gaita, que encerrou o espectáculo por volta das 07:00.

O cabeça de cartaz desta edição é o artista angolano Matias Damásio que actua pela primeira vez na festa de São Filipe.

Tony Fika, Grace Évora, Marizia do Rosário, Filipe Pereira, António Silvam  Buguin Martins, Neyna, Neusa de Pina, Fil G, Nhô Nany e Elji Beatzkilla são outros nomes que constam da lista nos próximos dias do espectáculo.

LT/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

Subscreva na nossa Newsletter

Receba as notícias mais recentes diretamente na sua caixa de entrada. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!"

: 0 / 280

Natação: Nadadores cabo-verdianos já se encontram parcialmente em Luanda para o Campeonato Africano

Cidade da Praia, 29 Abr (Inforpress) - A selecção cabo-verdiana de natação constituída por nove nadadores já está parcialmente concentrada em Luanda (Angola), onde vai disputar o 16º Campeonato Africano de Natação, que se realiza de 30 de Abril a 05 de Maio.  

Uma parte dos atletas residentes chegaram a Luanda no domingo, enquanto os restantes são esperados hoje.

Nesta prova, na qual o arquipélago vai competir com a maior delegação de sempre na modalidade, o país vai estar representado por cinco atletas masculinos e quatro femininos, com a particularidade de dois destes atletas serem ainda da categoria infantis.

O presidente da Federação Cabo-verdiana de Natação, Avelino Bonifácio, garantiu que Cabo Verde vai levar “a maior e a mais representativa delegação de sempre”, uma vez que o país aposta numa fusão entre a comunidade da diáspora e os residentes.

A delegação cabo-verdiana vai ser composta por quatro atletas que evoluem nos Estados Unidos da América, três em Cabo Verde, um em França e um nas Ilhas Maurícias.

“Com esses atletas poderemos participar em quase todas as provas em competição, incluindo as estafetas, tanto masculinas e femininas, quanto mistas”, assegurou o dirigente da Federação Cabo-verdiana de Natação.

A delegação cabo-verdiana para a “Missão Luanda”, integra ainda o director técnico da federação, José Maria de la Branca, e o secretário-geral, Enrique Alhinho.

SR/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

Porto Novo: Autarquia trabalha com associações de pescadores para promover “práticas sustentáveis” de pesca

Porto Novo, 29 Abr (Inforpress) – A câmara do Porto Novo está a trabalhar com as associações de pescadores no município com vista à promoção de “práticas sustentáveis” de pesca nas comunidades piscatórias do concelho.

A garantia consta de uma nota da Câmara Municipal do Porto Novo, de acordo com a qual a autarquia está a fazer “de tudo” para garantir a “preservação das espécies e a promoção de práticas sustentáveis” de pesca, sobretudo nas comunidades de Tarrafal e Monte Trigo.

A câmara municipal tem estado, igualmente, a trabalhar com as associações de pescadores na investigação, reabilitação de embarcações e doação de motores, “sempre em busca de novas soluções” aos desafios que se colocam à pesca no município do Porto Novo, avançou a mesma fonte.

O presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca, propôs recentemente ao Governo e à comunidade científica a criação de um parque marinho nas comunidades do Tarrafal e Monte Trigo.

“Temos uma extensa área costeira, mas não temos numa área marinha protegida e deixamos o apelo no sentido de criação de uma área protegida no Tarrafal e Monte Trigo, duas zonas que no nosso entender deveriam ser declaradas áreas protegidas”, disse o autarca na ocasião.

A construção de um cais de pesca, de uma casa para os pescadores e desembarcadouros nas zonas piscatórias são alguns dos desafios já identificados para o município do Porto Novo, que dispõe de um dos principais bancos de pesca de Cabo Verde, o banco do Noroeste.

Uma delegação do Instituto do Mar, chefiada pelo seu presidente, Albertino Martins, esteve nos últimos dias em Santo Antão, tendo abordado com as autoridades municipais projectos visando o desenvolvimento das pescas nesta ilha.

JM/AA

Inforpress/Fim 

Ler mais

Portugal: Presidente da câmara de Sines destaca receptividade de artistas de Cabo Verde em festival multicultural

Lisboa, 29 Abr (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de Sines (Portugal), Nuno Mascarenhas, considerou que o Festival Músicas do Mundo (FMM) é um evento de multiculturalidade em que os artistas de Cabo Verde têm sempre “enorme receptividade”.

O autarca fez essa consideração quando falava da visita do Presidente da República, José Maria Neves, ao município, que aconteceu no dia 26, tendo sublinhado que os cabo-verdianos e seus descendentes representam quase 10 por cento (%) da população do concelho, que, sem “renunciar nunca” à sua origem, são membros da dessa comunidade e têm contribuído para a riqueza e para a diversidade.

Essa realidade, conforme ele, também “absolutamente visível”, por exemplo, na programação cultural do município, como é o caso do Festival Músicas do Mundo, realizado anualmente, em que um universo africano tem sempre grande presença.

“E sabemos, de antemão, que os artistas de Cabo Verde têm sempre enorme receptividade (…). Há quase 25 anos celebramos a multiculturalidade através da organização deste nosso festival, e hoje, com uma conjuntura mundial que nos suscita a maior apreensão e enormes preocupações é ainda mais importante a celebração da união dos povos em torno daquilo que nos une, procurando as pontes necessárias para ultrapassar o que nos pode diferenciar”, frisou.

Para este ano, a 24ª edição do FMM, conforme Nuno Mascarenhas, que se realiza de 20 a 27 de Julho, vai registar a participação de quatro músicos cabo-verdianos, sendo a Orquestra Locomotiva, com a participação de Vasco Martins, juntamente com músicos de Portugal e Moçambique, os Ferro Gaita, Mayra Andrade e Fattú Djakité.

Artistas de Mali, Brasil, Colômbia, Tanzânia, Zanzibar, Bélgica, Argentina Suécia, Vietname, França, Gana, Espanha, Reino Unido, Porto Rico, Suíça, Palestina, Argélia, Jamaica, Estados Unidos da América (EUA), Nigéria, México, Burkina Faso e Síria também vão actuar no festival.

Adoptando “Música com espírito de aventura” como assinatura, o FMM Sines define-se por uma programação diversificada apresentada em cenários históricos e urbanos, este ano decorre de 20 a 22 de Julo na aldeia de Porto Covo e de 23 a 27 de Julho na cidade de Sines.

Organizado pela Câmara Municipal de Sines desde 1999, o FMM Sines, ao longo da sua história, já realizou 730 concertos, com actuações de músicos oriundos de mais de 100 países e regiões do mundo.

DR/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

Primeiro-ministro de Espanha continuará à frente do Governo

Madrid, 29 Abr (Inforpress) - O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, anunciou hoje que continuará à frente do Governo do país, numa declaração em Madrid, no Palácio da Moncloa, a sede do Governo.

Sánchez revelou que ponderava demitir-se na quarta-feira passada, no dia em que um tribunal de Madrid confirmou a abertura de um “inquérito preliminar” por alegado tráfico de influências e corrupção da sua mulher, Begoña Gomez, na sequência de uma queixa de uma organização conotada com a extrema-direita baseada em alegações e artigos publicados em páginas na Internet e meios de comunicação digitais.

O Ministério Público pediu no dia seguinte o arquivamento da queixa, por considerar não haver indícios de delito que justifiquem a abertura de um procedimento penal.

Inforpress/Lusa

Fim

Ler mais

Galeria de imagens