Cidade da Praia, 03 Mai (Inforpress) - O árbitro internacional cabo-verdiano na modalidade de xadrez, Francisco Carapinha, foi outorgado pela Federação Internacional da modalidade com o título de árbitro internacional da categoria C e passa a ser o árbitro mais categorizado dos PALOP.
Segundo a FCX, com esta promoção, Francisco Carapinha, que foi o árbitro chefe adjunto nas competições dos Jogos Africanos, que recentemente decorreram no Gana, passou a ser árbitro internacional da Categoria C e, o árbitro de xadrez mais categorizado dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
“Se já há algum tempo o jogador mais forte dos PALOP é de Cabo Verde, agora passamos também a ter o árbitro mais categorizado neste espaço africano”, refere a FCX, dando conta que esta elevação à categoria C foi aprovada pelo que primeiro Conselho da FIDE de 2024.
Tendo completado, no passado dia 17 de Abril, oito anos, a FCX, que se define como a federação de xadrez mais jovem dos PALOP, segundo a sua direcção, “tem mostrado que o xadrez em Cabo Verde já está a ombrear com os outros países africanos de língua portuguesa e cujas federações já foram fundadas há 16, 30 e 45 anos.
Francisco Carapinha, refira-se, acumula as funções de árbitro internacional com as do presidente da Federação Cabo-verdiana de Xadrez.
SR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar