
Cidade da Praia, 15 Dez (Inforpress) – O presidente da Federação Cabo-verdiana de Boxe (FCB), Manuel Monteiro, considerou “extremamente positivo” o balanço da participação da seleção nacional de boxe no Campeonato do Mundo, realizado este mês no Dubai.
Em declarações à imprensa, Manuel Monteiro afirmou que apesar de Cabo Verde ser um país pequeno e pouco conhecido no mundo do boxe os atletas demonstraram capacidade competitiva “ao mais alto nível”, tendo chegado próximo dos quartos de final.
Para o dirigente, a participação na competição internacional permitiu que o país ganhasse visibilidade e respeito no cenário da modalidade.
O presidente da FCB sublinhou que a seleção conseguiu enfrentar países “com forte tradição” no boxe, incluindo Rússia, Cuba, Angola e África do Sul.
O principal desafio, indicou, passa agora pela formação de treinadores, árbitros e dirigentes, bem como pela criação de melhores condições para os atletas, à semelhança do que acontece em outros países, onde os pugilistas beneficiam de meses ou anos de preparação.
“Temos que trazer pessoas para a dar formação, para trabalhar com nossos atletas ou permitir que nossos atletas saiam do país e trabalhem fora”, exemplificou, assegurando que Cabo Verde dispõe de talentos, mas carece de qualificação técnica adequada para preparar os atletas.
“O ministro falou que nós temos já um protocolo em andamento com o Marrocos.Esperamos que funcione para mandar os nossos atletas, porque Marrocos tem academia e tem pessoas suficientemente formados para preparar nossos atletas”, avançou, mencionando também a possibilidade de cooperação com Cuba.
Segundo Manuel Monteiro, Cuba é um país reconhecido pela qualidade da formação em boxe e pelos custos acessíveis de preparação.
“Nós temos que apostar nisso, se nós queremos chegar naquele patamar desejado. Porque a matéria prima nós temos, agora nós temos que trabalhar”, concluiu.
A selecção cabo-verdiana de boxe terminou a sua participação no Campeonato do Mundo que decorreu no Dubai, com a eliminação na noite desta terça-feira do pugilista Lenick Fernandes, nas oitavas-de-finais dos 51 Kg.
No cômputo geral, David Pina e Lenic Fernandes, ambos atletas de Santa Cruz, com o primeiro a residir em Portugal, alcançaram uma vitória e uma derrota cada, ao passo que os três restantes atletas da comitiva, Elizandro Silva (57 kg), Admilson Carvalho (63 kg) e Israel Nzeuwi (86 kg) foram eliminados na primeira eliminatória.
LT/AA
Inforpress/Fim
Partilhar