Uni-CV e IDJ formalizam parceria institucional para fortalecer cooperação

Inicio | Cooperação
Uni-CV e IDJ formalizam parceria institucional para fortalecer cooperação
08/04/24 - 01:49 pm

Cidade da Praia, 08 Abr (Inforpress) - A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e o Governo, através do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), rubricaram hoje um protocolo de parceria institucional para fortalecer a cooperação e fomentar actividades académicas, científicas, desportivas e juvenis.

Pretende-se com esta parceria explorar, em conjunto, a utilização das infra-estruturas, formação de especialistas em áreas desportivas, investigação de temas relacionados com o fenómeno desportivo, implementação de projectos e realização de eventos, estágios profissionalizantes, promoção da ética no desporto, documentação e informação.

O ministro adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, referiu que entre as duas instituições a colaboração “vem de há muito”, pelo que enalteceu a importância do protocolo para os futuros cursos de pós-graduação ou licenciatura, bem como acções de formação que possam trazer mais competências e valências para o desporto.

“Nós queremos as competências que existem hoje na economia, no marketing, na gestão e também no desporto. Precisamos dessas competências para desenvolver. O nosso desporto vai-se desenvolver em estruturas em todos os eixos que definem o seu desenvolvimento e não só naquilo que vê em campo ou nas medalhas que se possam conquistar”, realçou Carlos Monteiro.

O governante afirmou ainda que o desporto e a Academia devem andar de mãos dadas, mas criticou o facto de o maior campus universitário do país ter sido projectado “sem um pavilhão, sem relvado sintético, sem pistas de atletismo e sem piscina para natação”.

Para a vice-reitora da Uni-CV, Sandra Maria, trata-se de um momento de “grande significado”, por considerar que este acordo, mais do que uma formalidade, representa um “sinal de reforço e parcerias estratégias” que, certamente, impulsionará uma “nova dinâmica” da cooperação entre a Academia e do sector desportivo.

A universidade pública, enfatizou, tem vindo a usar as infra-estruturas desportivas sob a gestão do IDJ, tais como o Estádio Nacional e o Pavilhão Desportivo Vává Duarte para as aulas e provas de ingresso, o que, disse, tem sido um “contributo valioso” para a concretização da vertente prática do curso.

Doravante, a Uni-CV almeja com este protocolo, segundo Sandra Maria, aproveitar ao máximo os recursos disponíveis para a promoção da prática desportiva e o bem-estar da comunidade, capacitar profissionais da área do desporto nas diferentes modalidades, desenvolver iniciativas que promova a participação desportiva e a celebração dos valores do desporto na sociedade.

Proporcionar oportunidades práticas para estudantes adquirirem experiências e habilidades relevantes para o mercado do trabalho e a promoção de investigação científica e a produção de mais conhecimentos na área do desporto são outros propósitos que a universidade espera desta parceria.

SR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar