
Cidade da Praia, 03 Jun (Inforpress) – A professora Vera Grata defendeu hoje, na Praia, que muitos cabo-verdianos possuem conhecimentos de inglês, mas enfrentam bloqueios por falta de prática, pelo que promove ferramentas e estratégias para aumentar a confiança na comunicação.
Vera Grata falava em declarações à Inforpress, à margem do evento “Terapia para Desbloquear o Seu Inglês”, que visa ajudar pessoas que já sabem falar inglês, mas ainda sentem medo ou insegurança ao utilizar a língua em situações como entrevistas, reuniões ou no ambiente profissional.
“Sabemos que aqui em Cabo Verde temos aulas de inglês desde o ensino secundário e hoje também na escola primária. Só que por falta de prática e talvez de um bom plano de estudo as pessoas têm bloqueios”, afirmou.
A professora, fundadora da English Coaching School, adiantou que durante o evento serão partilhadas ferramentas de inteligência artificial, dinâmicas e exercícios práticos que podem ser utilizados no dia a dia, além de métodos aplicados nas suas aulas e que têm apresentado resultados positivos.
Segundo Vera Grata, uma das razões para a dificuldade de comunicação em inglês está relacionada com a pouca exposição diária à língua. Deu como exemplo profissionais do sector hoteleiro que utilizam o inglês apenas em situações específicas, como “check-in” e “check-out”, não tendo contacto permanente com a língua.
“Quando, de repente, aparece alguém para falar em inglês, é como sair do quente para entrar no frio. É normal surgir esse bloqueio, não porque a pessoa não saiba falar, mas porque não está constantemente a praticar”, explicou.
A especialista considera que o inglês, enquanto habilidade, precisa de prática contínua, através de livros, aulas, eventos e outras ferramentas que permitam manter o contacto com a língua e evitar a perda de confiança.
Vera Grata informou ainda que a próxima ilha a receber a iniciativa será São Vicente.
A iniciativa pretende ajudar os participantes a identificar barreiras emocionais e psicológicas que dificultam a aprendizagem da língua inglesa, desenvolver confiança e aprender estratégias práticas para melhorar a comunicação.
Durante a sessão será também lançado oficialmente o projecto Speak Capeverdean, dedicado à promoção da língua e cultura cabo-verdianas junto de turistas, descendentes de cabo-verdianos e estrangeiros interessados em aprender o crioulo.
O projecto inclui também um e-book denominado “Holanda na Casa”, destinado a cabo-verdianos que pretendem viver na Holanda, com preparação para o teste de integração naquele país.
TC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar