Supermodelo angolana enaltece potencial de Cabo Verde no turismo e desenvolvimento económico

Inicio | Cultura
Supermodelo angolana enaltece potencial de Cabo Verde no turismo e desenvolvimento económico
30/12/25 - 10:34 am

Cidade da Praia, 30 Dez (Inforpress) – A supermodelo angolana Maria Borges revelou a sua surpresa com “o desenvolvimento visível” das cidades do arquipélago, e destacou o potencial do país como um centro de negócios e turismo no continente africano.

Em declarações à Inforpress, Maria Borges, que se encontra em Cabo Verde, onde partilhou a sua visão sobre o crescimento económico, social e político, destacou o potencial do país como um centro de negócios e turismo na África.

A supermodelo, como é designada no meio artístico, teve oportunidade de visitar a cidade da Praia e a Ilha do Fogo durante a sua primeira visita a Cabo Verde, e, passados seis anos, constatou “melhorias notáveis em vários sectores”.

"Cabo Verde tem-se mostrado cada vez mais aberto a novos sectores e é um país que tem muito a oferecer, não apenas em Santiago e no Fogo, mas também no Sal, São Vicente e outras ilhas. Vejo aqui um enorme potencial e o país é uma verdadeira inspiração para outros países africanos", afirmou.

A supermodelo, que é uma das figuras mais proeminentes do sector da moda internacional, considerou que a sua identidade africana e o seu percurso como mulher influenciam diretamente a sua imagem no cenário internacional.

"A mulher africana carrega uma força única, capaz de aproveitar as oportunidades para desenvolver a família, a comunidade, o país e, por fim, o continente", disse Maria Borges.

Além disso, a modelo destacou a importância de deixar um legado para as futuras gerações.

"Agora que sou mãe, sinto que minha missão é fortalecer a minha filha e as crianças desta geração para que aprendam a aproveitar as oportunidades de investimento e intercâmbio", acrescentou.

Embaixadora do turismo de Angola e com uma carreira de sucesso internacional, Maria Borges acredita que Cabo Verde, pela sua localização estratégica, possui todas as condições para se afirmar como um destino turístico de excelência.

"Cabo Verde é um dos países que mais depende do turismo e isso é algo que deve ser valorizado e expandido", reiterou.

Maria Borges também se referiu sobre o impacto que a moda pode ter na promoção de culturas e identidades, considerando que a indústria do país apresenta “um grande potencial”.

No que diz respeito aos jovens cabo-verdianos interessados na carreira de modelo, a supermodelo deixou uma mensagem de incentivo, para nunca desistirem dos seus sonhos. 

Acrescentou que a moda não deve ficar limitada apenas a Cabo Verde. 

As mulheres cabo-verdianas, por exemplo, têm uma beleza única que pode ser valorizada na área da beleza e da moda, além da promoção do país no mundo.

Maria Borges revelou que embora ainda não tenha tido contacto directo com a agência de moda local, já conhece modelos cabo-verdianos que estão a destacar-se em Paris (França) e nos Estados Unidos. 

Esta visita de Maria Borges a Cabo Verde enquadra-se na estratégia de promoção internacional do destino Cabo Verde, com o objectivo de atrair novos públicos e mercados globais.

Durante o seu encontro com a Cabo Verde TradeInvest, a supermodelo teve a oportunidade de partilhar ideias sobre possíveis oportunidades de cooperação e parcerias estratégicas, bem como sobre os projetos em curso no país.

JBR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar