Mindelo, 07 Abr (Inforpress) – O Delegado de Saúde de São Vicente disse hoje à Inforpress que está a trabalhar para que a ilha tenha o maior número de médicos de família por população para dar melhor resposta nos centros de saúde.
Elísio Silva falava à Inforpress a propósito do Dia Mundial da Saúde, celebrado hoje, 07 de Abril, sob o lema “A minha saúde, o meu direito”.
“Temos feito um trabalho para oferecer um segmento de saúde localizado, com todas as condições, para darmos acesso à saúde à nossa comunidade. Nos centros de saúde temos equipas multidisciplinares que trabalham para essas comunidades e, actualmente, as pessoas dizem com orgulho que têm um médico de família”, explicou, garantindo que a partir do mês Setembro todos os centros terão um ou dois médicos especialistas em medicina geral e familiar.
Segundo Elísio Silva, cada vez os centros de saúde “estão melhor organizados porque o foco é fazer o atendimento à população por médico de família e isso vai trazer melhor qualidade de atendimento, porque São Vicente vai ser uma das ilhas com maior número de médicos de família por população”.
O delegado de Saúde de São Vicente também disse aguardar com expectativa o arranque das obras de construção do novo Centro de Saúde de Monte Sossego, previsto no Orçamento de Estado deste ano, para dar respostas à população dessa que é a mais populosa da ilha.
“O Centro de Saúde de Chã de Alecrim atende 3,5 por cento (%) da população de São Vicente, o centro de Fonte Inês 22,2%, o de Ribeirinha 18,6%, o Centro de Saúde de Ribeira de Craquinha atende 9,0%, mas já aumentou consideravelmente depois da construção das Casas Para Todos naquela zona. Mas, o centro de Monte Sossego está em primeiro lugar porque atende 24,4% da população”, esclareceu.
Nas unidades sanitárias das zonas de Salamansa, Calhau e São Pedro, segundo o delegado de saúde, cada uma é responsável pelo atendimento de cerca de 1,2% da população da ilha.
CD/HF
Inforpress/ Fim
Partilhar