São Vicente: Mil professores para cerca de 15 mil alunos no arranque do ano lectivo no básico e secundário – delegado (c/áudio)

Inicio | Sociedade
São Vicente: Mil professores para cerca de 15 mil alunos no arranque do ano lectivo no básico e secundário – delegado (c/áudio)
11/09/24 - 01:33 pm

Mindelo, 11 Set (Inforpress) – O arranque do ano lectivo em São Vicente já está a postos e deve mobilizar cerca de 15 mil alunos e mil professores entre o ensino básico e secundário, revelou hoje à Inforpress o delegado de Educação.

Jorge da Luz garantiu que “todas as condições” estão criadas para o início do ano lectivo na próxima segunda-feira, 12, com “confiança e resiliência”.

“Este ano vamos iniciar o ano lectivo com cerca de 15 mil alunos distribuídos nos ensinos secundário e básico. E, aproximadamente, também teremos 1.150 crianças no pré-escolar”, avançou a mesma fonte.

Números que se apresentam, asseverou, semelhantes aos do ano passado, tendo em conta que neste momento há uma “estabilização de recursos humanos” na Educação, em São Vicente.

Uma semelhança também notada quanto ao número de professores disponibilizados, mil, que, assegurou, já estão a ser colocados.

Jorge da Luz indicou que em relação aos docentes “não haverá muitos sobressaltos”, e que falta somente preencher as vagas surgidas devido a convalescenças médicas e motivos que não dependem do sector educativo.

Outra das vertentes que disse estar sob controlo é a questão das infra-estruturas escolares da ilha, que, assegurou, estão totalmente disponíveis, quando, neste momento, acontecem apenas obras de manutenção e reparação em algumas escolas, mas com prazo para terminar até segunda-feira, 16.

O delegado do Ministério da Educação informou ainda que a delegação está também a tomar as medidas para regularizar a situação de 35 funcionários operacionais, que até agora trabalhavam com contratos precários.

O ano lectivo em São Vicente também vai ter novidades relacionadas com formações profissionais, por ser uma das ilhas onde vão arrancar “brevemente” a experiência-piloto do Programa de Aprimoramento Educacional para Jovens e Adultos, direccionado a alunos com o 8.º ano, mas já com idade avançada.

As aulas, explicou Jorge da Luz, acontecem na Escola Industrial e Comercial do Mindelo, conhecida como Escola Técnica, que acolhe dois cursos, um na área industrial e outro na área de serviços, com cerca de 50 alunos, no total

“A esses cursos são atribuídos a dupla certificação, o de curso profissionalizante e também as habilitações correspondentes ao 12.º ano”, lançou.

Por outro lado, conforme a mesma fonte, também estão criadas as condições para o arranque do funcionamento do centro de formação a distância, que vai funcionar na Escola Secundária José Augusto Pinto, e deve proporcionar cursos para o desenvolvimento das carreiras de professores. 

Jorge da Luz confirmou ainda estar tudo organizado para “um início de lectivo tranquilo” no que toca ao funcionamento das cantinas, cujos géneros alimentícios já estão a ser distribuídos às escolas, assim como os kits escolares disponibilizados aos alunos mais carenciados.

O transporte escolar é também outra variante que, conforme a mesma fonte, já está também “completamente organizado” para a mobilização dos estudantes das comunidades mais afastadas do centro da cidade do Mindelo

“É exactamente isso que estamos fazendo para que o ano lectivo comece no dia 16 com todas as condições que se exigem à tranquilidade da comunidade educativa”, concretizou.

LN/AA

Inforpress/Fim

Partilhar